Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Zelensky pede que Ucrânia receba o mesmo apoio defensivo dado a Israel

Presidente ucraniano afirmou que são necessárias "ações ambiciosas” por parte de seus aliados, ao invés de medidas “retóricas” ou “opiniões”,

Por Da Redação
Atualizado em 8 Maio 2024, 13h16 - Publicado em 15 abr 2024, 11h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Presidente da Ucrânia, Volodymr Zelensky, durante discuso no fórum "Ucrânia. Ano 2024" em Kiev. 25/02/2024
    Presidente da Ucrânia, Volodymr Zelensky, durante discuso no fórum "Ucrânia. Ano 2024" em Kiev. 25/02/2024  (Paula Bronstein/Getty Images)

    O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu no domingo, 14, que o apoio militar ocidental fornecido à Israel fosse igualmente oferecido à defesa da Ucrânia na guerra contra a Rússia.

    A fala de Zelensky aconteceu após Israel interceptar quase todos dos mais de 300 drones e mísseis lançados pelo Irã contra o país no sábado.

    “O mundo inteiro viu que Israel não estava sozinho nesta defesa, uma vez que a ameaça aérea também foi combatida pelos seus aliados”, afirmou.

    O sistema de defesa de Israel foi classificado pelo chefe do Estado ucraniano como um exemplo de que a “unidade” entre aliados “fornece a melhor defesa”.

    Continua após a publicidade

    Pedido de apoio

    O presidente ucraniano afirmou que são necessárias “ações ambiciosas” por parte de seus aliados, ao invés de medidas “retóricas” ou “opiniões”, para combater os ataques russos e diminuir a  “a produção de mísseis e drones para o terror”. Ele também lembrou que, somente na semana passada, a Rússia lançou 130 drones kamikaze iranianos Shahed, 80 mísseis e quase 700 bombas aéreas contra o país.

    Segundo Zelensky, muitos dos equipamentos lançados pela Rússia contra o território ucraniano continuam sendo produzidos com peças fabricadas “no mundo livre”, apesar das sanções sobre as indústrias militares russas e iranianas. O presidente também pediu que medidas mais rigorosas sejam tomadas para impedir que a Rússia continue driblando as sanções e importando os armamentos iranianos. 

    Depois do aumento dos ataques russos à infraestrutura ucraniana nas últimas semanas, a Alemanha anunciou que vai enviar mais mísseis, um novo sistema antimíssil Patriot e um sistema IRIS-T adicional à Ucrânia. O primeiro envio dos caças F-16 prometidos à Ucrânia pelos seus aliados também está previsto para acontecer este ano.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.