O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse em seu discurso noturno na quinta-feira 3 que pelo menos 4,5 milhões de ucranianos, cerca de 10% da população, estão sem energia elétrica devido a ataques da Rússia contra hidrelétricas, barragens e usinas.
Nas últimas semanas, Moscou tem concentrado seus ataques em alvos que afetam o abastecimento de energia e água da Ucrânia, atingindo também os civis do país em Kiev e outras 10 regiões.
Os ataques russos ao setor de energia e instalações de energia da Ucrânia “não param por um único dia”, disse Zelensky.
“Há danos às instalações de energia em diferentes áreas do país – esse é o volume de geração e transporte de eletricidade para milhões de pessoas”, afirmou o líder ucraniano. “Somente a partir desta noite, cerca de 4,5 milhões de consumidores foram temporariamente desconectados do consumo em horários de emergência e estabilização.”
Zelenskiy disse que “suportar o terror energético russo” é a “tarefa nacional” da Ucrânia.
“O próprio fato de que a Rússia recorreu ao terror contra a indústria de energia mostra a fraqueza do inimigo. Eles não podem derrotar a Ucrânia no campo de batalha, e é por isso que estão tentando destruir nosso povo dessa maneira – humilhar os ucranianos, atacar o moral de nosso povo, a resistência de nosso povo. Acredito que a Rússia não terá sucesso”, completou.
À medida que o inverno se aproxima, a perspectiva de racionamentos de energia e apagões é preocupante. As temperaturas podem cair muito abaixo de zero no inverno, agora a apenas algumas semanas.