Um grupo de jovens turistas alemães posando para fotos para postar nas redes sociais foi acusado de derrubar uma estátua valiosa em uma vila no norte da Itália. O monumento estava avaliado em cerca de 200 mil euros, equivalente ao valor de R$ 1 milhão.
Durante uma visita à Villa Alceo, na cidade de Viggiu, dois jovens do grupo subiram em uma fonte para abraçar a obra “Domina”, do artista Enrico Butti. Enquanto isso, um terceiro turista usou um pedaço de pau para empurrar os companheiros, que acabaram caindo junto com a estátua, de 1,70 metro.
O gerente da villa, Bruno Golferini, disse que apresentou uma queixa à polícia local contra todos os 17 turistas alemães que estavam no grupo que alugava a propriedade. Porém eles deixaram a Itália desde que o incidente aconteceu, na última segunda-feira, 31.
O momento em que a estátua cai no chão com os jovens foi gravado por câmeras de segurança do local e circulou nas redes sociais. No clipe, é possível observar que os turistas estavam posando para uma fotografia.
German tourists toppled a valuable statue in Italy while trying to capture the moment for social media, causing outrage among locals and warning travelers to respect cultural heritage sites. pic.twitter.com/gGjuT24HOj
— Global Observer X (@GlobalObserverX) August 4, 2023
De acordo com Golferini, o conserto da obra vai ser difícil devido aos danos adicionais aos azulejos da fonte.
“Domina era de certa forma a mulher que protegia a vila”, disse o gerente. “Infelizmente, existem essas pessoas ignorantes que fazem esse tipo de coisa.”
Essa não é a primeira vez que obras italianas são depredadas por turistas. Em junho deste ano, houve revolta na Itália depois que um inglês foi fotografado nas redes sociais rabiscando o grafite “Ivan + Hayley 23” em uma parede do Coliseu, um dos monumentos mais conhecidos de Roma.