Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Vídeo: navio de guerra chinês quase atinge destróier dos EUA em Taiwan

Militares americanos acusaram a China de violar regras marítimas de passagem segura em águas internacionais; incidente ocorre em meio a tensões elevadas

Por Da Redação
5 jun 2023, 11h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O exército dos Estados Unidos divulgou um vídeo nesta segunda-feira, 5, do que chamaram de uma manobra “temerária” por parte de um navio de guerra da China no Estreito de Taiwan no fim de semana. O clipe mostra uma embarcação da marinha chinesa cortando bruscamente o caminho de um destróier americano, forçando uma redução de velocidade para evitar uma colisão.

    O incidente ocorreu no sábado 3, quando o destróier americano USS Chung-Hoon e a fragata canadense HMCS Montreal conduziam o chamado trânsito de “liberdade de navegação” entre o estreito entre Taiwan e a China continental. De acordo com o Comando Indo-Pacífico dos Estados Unidos, o navio chinês ultrapassou a embarcação a bombordo e desviou da sua proa a uma distância de apenas 140 metros.

    O navio americano manteve o seu curso, mas reduziu a velocidade “para evitar uma colisão”. Câmeras da embarcação filmaram a manobra chinesa.

    + Para resfriar tensões, chefe da CIA fez visita secreta à China em maio

    O navio chinês não repetiu a manobra com a fragata canadense, que navegava atrás do destróier americano. O incidente também foi gravado pela embarcação do Canadá.

    Continua após a publicidade

    O Comando Indo-Pacífico disse que as ações violaram as regras marítimas de passagem segura em águas internacionais.

    “O trânsito de Chung-Hoon e Montreal pelo Estreito de Taiwan demonstra o compromisso combinado dos Estados Unidos e do Canadá com um Indo-Pacífico livre e aberto”, disse em comunicado. “Os militares dos Estados Unidos voam, navegam e operam com segurança e responsabilidade em qualquer lugar permitido pela lei internacional.”

    Continua após a publicidade

    + Defesas da China devem se preparar para ‘pior cenário possível’, diz Xi

    O incidente aconteceu no mesmo dia que o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, e o ministro da Defesa da China, Gen Li Shangfu, estavam em Singapura para uma conferência anual de segurança. Li alegou que os americanos eram responsáveis pela situação de perigo e pretendiam provocar a China.

    “Países, especialmente as embarcações de guerra e caças dos países, não deveriam fazer ações de fechamento em torno dos territórios de outros países”, disse Li. “Qual é o sentido de ir para lá? Na China, sempre dizemos: ‘Cuide da sua vida’.”

    Austin convidou Li para falar nos bastidores da conferência, mas a autoridade chinesa recusou.

    Continua após a publicidade

    No final do mês passado, os Estados Unidos também acusaram a China de realizar uma “manobra desnecessariamente agressiva” no ar, dizendo que um caça chinês J-16 voou diretamente na frente do nariz de uma aeronave de reconhecimento americana sobre o Mar da China Meridional.

    As aproximações levantaram preocupações de um possível acidente que poderia levar a uma escalada nas tensões entre as forças armadas dos dois países.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.