Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Venezuela sofre blecaute nacional; Maduro culpa sabotagem em hidrelétrica

Ao menos 15 dos 23 estados do país foram atingidos pela falta de luz, incluindo a capital Caracas

Por Da Redação 8 mar 2019, 00h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um grande blecaute atingiu ao menos 15 dos 23 estados da Venezuela nesta quinta-feira 7, incluindo a capital Caracas. Durante a noite, o governo do presidente Nicolás Maduro apontou o problema como resultado de uma “sabotagem” em uma hidrelétrica que fornece a maior parte da energia do país.

    A falta de eletricidade é frequente nas cidades venezuelanas, um dos reflexos da crise econômica do país, que enfrenta hiperinflação, falta crônica de alimentos e medicamentos e uma emigração em massa de mais de 3 milhões de pessoas.

    Críticos afirmam que a corrupção e o baixo investimento deixaram a rede de transmissão de energia do país incapaz de funcionar, enquanto Maduro afirma que os problemas são causados intencionalmente por adversários políticos.

    Multidões tomaram a principal avenida de Caracas. Muitas pessoas declararam que teriam de caminhar por várias horas para chegarem em suas casas devido aos poucos ônibus nas ruas que estão lotados e ao fato de o sistema de metrô da cidade estar desativado.

    Continua após a publicidade

    “Isto é só a ponta do iceberg, dadas todas as coisas que estamos sofrendo”, disse, à agência Reuters, Pedro Fernández, um engenheiro de sistemas no bairro de Altamira, em Caracas, enquanto caminhava para o outro lado da cidade.

    A mídia local e usuários do Twitter relataram que a falta de energia afetava Caracas assim como 15 dos 23 Estados do país. Um repórter da emissora de TV estatal descreveu o episódio como um “blecaute nacional”.

    “Eles atacaram a geração e transmissão da (hidrelétrica) Guri, espinha dorsal do sistema elétrico”, disse o ministro da Eletricidade, Luís Motta, na TV estatal sem fornecer evidências. No fim da noite de quinta-feira, a energia ainda não havia sido restabelecida.

    (Reuters)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.