Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Venezuela estende pela quinta vez “estado de alerta” pela Covid-19

Dados oficiais sobre a pandemia no país são questionados por organizações de direitos humanos, que consideram a situação real muito pior

Por Da Redação
9 ago 2020, 21h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, estendeu neste domingo, 9, o “estado de alerta” declarado para combater a pandemia de coronavírus por 30 dias. A decisão permite a prolongação da quarentena vigente desde março.

    “Usando as faculdades constitucionais que tenho como chefe de Estado, vou prorrogar o estado de alerta”, declarou Maduro durante uma transmissão da televisão estatal ao assinar o decreto que oficializa a medida.

    A decisão coincide com uma escalada de casos positivos de Covid-19 na Venezuela. Os dados oficiais, questionados por organizações de direitos humanos, que consideram a situação real muito pior, registram desde meados de março 25.805 contágios e 223 mortes por coronavírus no país, de 30 milhões de habitantes.

    Trata-se da quinta prorrogação do “estado de alerta”, modalidade de estado de exceção que outorga a Maduro poderes especiais, com os quais declarou uma quarentena nacional que está prestes a cumprir cinco meses. Contudo, a Venezuela iniciará nesta segunda-feira sete dias de “flexibilização” do confinamento.

    O governo socialista aplica um esquema que chama de “7+7”, alternando sete dias de confinamento rigoroso, nos quais todo o comércio deve permanecer fechado, com exceção dos setores ditos “essenciais” (alimentício, saúde), com sete dias de flexibilidade que permitem reativar o restante das atividades econômicas.

    (Com AFP)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.