Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Trump se encontra com Netanyahu e critica Kamala

Ex-presidente destacou a importância de seu relacionamento o premiê e criticou a vice-presidente por seus comentários "desrespeitosos" sobre a guerra em Gaza

Por Mafê Firpo 26 jul 2024, 17h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se reuniram nesta sexta-feira, 26, no resort do republicano Mar-a-Lago, na Flórida. Durante o encontro, o postulante a Casa Branca destacou a importância de seu relacionamento com o israelense e criticou a vice-presidente, Kamala Harris, por seus comentários “desrespeitosos” sobre a guerra de Gaza.

    Antes de se encontrar com Trump, Netanyahu se reuniu nesta quinta-feira, 25, com o presidente americano, Joe Biden, e Kamala, que entrou na disputa presidencial depois que o democrata desistiu da corrida. Durante a reunião bilateral, a vice-presidente expressou preocupação sobre o número de civis palestinos mortos na guerra de Israel e Hamas.

    O republicano, que está em campanha para um segundo mandato, tem se empenhado em demonstrar laços estreitos com Israel, ao mesmo tempo que tenta conquistar os judeus americanos. Trump já chegou a dizer que, se estivesse no poder, a guerra entre Israel e Hamas não teria ocorrido.

    Em sua visita, Netanyahu afirmou que esperava que sua viagem ao território estadunidense levasse a um acordo de cessar-fogo mais rápido. De acordo com ele, tiveram movimentos de esforços para um trégua entre os lados devido a uma pressão militar israelense.

    Continua após a publicidade

    O ex-presidente afirmou, antes de se encontrar com Netanyahu, que a guerra precisa acabar o mais rápido possível, no entanto, não apresentou nenhum plano que ajudaria a encerrar o conflito. Em uma declaração à emissora americana Fox News, Trump disse que situação “não pode continuar” porque já dura “muito tempo”. No entanto, sugeriu que apoiava Israel utilizar mais força em Gaza.

    Além disso, o republicano reiterou que Israel precisava melhorar sua relações públicas que, em sua avaliação, “não estão boas”. Para ele, Netanyahu precisa resolver o assunto “rápido porque o mundo não está lidando bem” com a guerra.

    Relações antigas

    Durante a presidência de Trump, ele e Netanyahu mantiveram laços estreitos. Entretanto, o relacionamento dos dois passou por uma pequena tensão depois que o premiê parabenizou Biden por vencer as eleições de 2020, na qual o republicano diz que foram fraudadas.

    Continua após a publicidade

    Logo após o ataque de 7 de outubro, o republicano criticou Netanyahu pelas falhas de segurança israelenses que permitiram que o Hamas atacasse Israel. Apesar destas declarações, Trump rejeitou qualquer sugestão de tensões com o premiê.

    “Temos um relacionamento muito bom”, disse.

    Durante o discurso ao Congresso americano, Netanyahu elogiou o apoio de Biden a Israel, mas também agradeceu Trump por seu histórico pró-Israel, além reiterar seus agradecimentos pela decisão de mudar a embaixada dos EUA de Tel Aviv para Jerusálem.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.