Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Trump nomeia general para Conselho de Segurança Nacional

O tenente-general H.R. McMaster substitui Michael Flynn, pressionado a renunciar por conversas com o embaixador russo sobre as sanções impostas a Moscou

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 19h36 - Publicado em 20 fev 2017, 21h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente americano, Donald Trump, nomeou nesta segunda-feira o tenente-general do exército H.R. McMaster como seu novo conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, após uma semana de difíceis negociações que abalaram Washington.

    Trump disse a jornalistas em sua residência de Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida, que McMaster é um especialista em contra-insurgência, um “homem de tremendo talento e tremenda experiência”.

    “Estou ansioso para me somar à equipe de segurança nacional e fazer tudo o que estiver no meu alcance para fazer avançar e proteger os direitos do povo americano”, declarou em breve coletiva de imprensa o general McMaster, que serviu no Iraque nas guerras de 1991, de 2004 a 2006 e no Afeganistão.

    Seu antecessor no cargo, o general na reserva Michael Flynn, foi pressionado a renunciar na semana passada por omitir do vice-presidente, Mike Pence, conversas que manteve com o embaixador russo nos Estados Unidos sobre as sanções impostas por Washington a Moscou.

    O indicado de Trump para substituir Flynn, o vice-almirante reformado Robert Harward, recusou a oferta. De acordo com a imprensa americana, Harward e a Casa Branca se desentenderam sobre a permanência de uma funcionária no conselho de segurança caso o militar aceitasse o cargo. A emissora CBS News reportou que Trump havia prometido que K. T. McFarland manteria seu posto de vice-conselheira mesmo após a saída de Flynn, mas a decisão contrariou o novo indicado pelo presidente americano.

    Continua após a publicidade

    Nem Donald Trump, nem H.R. McMaster aceitaram responder as perguntas dos jornalistas sobre a margem de manobra que o novo diretor do conselho terá para escolher os integrantes deste órgão.

    (Com AFP)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.