Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Trump diz que decisão sobre reabrir estados é dele, não dos governadores

Presidente dos EUA está ansioso para deixar a crise econômica para trás e reabrir o país, mas Constituição determina que saúde pública é de domínio estadual

Por Da Redação
13 abr 2020, 18h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira, 13 que ele é quem vai decidir como e quando flexibilizar as medidas de isolamento social do país atingido por coronavírus – não os governadores. Não está claro, contudo, quanto o governo federal pode interferir nas políticas de saúde dos estados.

    Apesar de Trump ter emitido recomendações de distanciamento social, foram os governadores e líderes locais que instituíram restrições obrigatórias, como o fechamento do comércio não essencial. O presidente relutou a acatar o isolamento como medida obrigatória para impedir o avanço da contaminação. De acordo com a Constituição americana, a saúde pública e a segurança estão majoritariamente sob domínio das autoridades estaduais e locais.

    O presidente afirmou que, enquanto “a mídia das Fake News” diz que suspender quarentenas e restrições obrigatórias cabe aos estados e não ao Governo Federal, ele é o tomador de decisões final. “Entenda-se perfeitamente que isso está incorreto… É uma decisão do presidente e por muitas boas razões”, disse Trump em publicação no Twitter.

     

    Em março, Trump recomendou que americanos ficassem em casa até 30 de abril para retardar a propagação do coronavírus depois de confrontado pelas projeções de seu conselheiro para a questão da pandemia, Anthony Fauci. As ações de governadores, pelo contrário, aplicam multas ou outras penalidades, e podem se estender até o fim de junho.

    A declaração de Trump de que ele poderia forçar os governadores a reabrir estados também representa uma mudança de tom, já que o presidente argumenta que os estados, e não o governo federal, devem liderar a resposta à crise.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.