Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Trump derruba a proibição de venda de armas dos EUA à Arábia Saudita

Para barrar o veto do presidente será necessário o apoio de dois terços dos deputados e dos senadores

Por Da Redação
Atualizado em 25 jul 2019, 15h12 - Publicado em 25 jul 2019, 14h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vetou nesta quinta-feira, 25, o projeto de lei aprovado por republicanos e democratas no Congresso com o objetivo de proibir a venda de 8 bilhões de dólares em armas para a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.

    A legislação foi uma iniciativa bipartidária provocada pela resistência de Trump em abandonar essa operação com Riad, mesmo após a divulgação de um relatório das Nações Unidas que mostrava a participação do príncipe herdeiro saudita, Mohammed Bin Salman, no assassinato do jornalista crítico ao regime Jamal Kashoggi, asilado nos Estados Unidos.

    Os congressistas avaliaram a venda de munições, bombas e equipamentos para manutenção de aeronaves como uma forma de os Estados Unidos ignorarem crimes cometidos pelo país aliado.

    “É espantoso que o presidente tenha escolhido não apenas ignorar os horrendos abusos cometidos pela Arábia Saudita, incluindo a atrocidade que foi o assassinato de Jamal Khashoggi, mas ter ido além com a venda de armas que serão usadas para perpetuar os abusos de direitos humanos ao redor do mundo”, declarou em nota a Presidente da Câmara dos Deputados, a democrata Nancy Pelosi.

    Riad também lidera uma coalizão que apoia o governo iemenita contra os rebeldes houthis, aliados ao Irã. Desde a intervenção saudita, a guerra provocou mais de 10 mil mortes e “a pior crise humanitária no mundo”, com milhões de pessoas sofrendo de desnutrição, segundo a ONU.

    Continua após a publicidade

    Além da situação no Iêmen, o veto vem em um momento de acirramento nas relações entre países do Oriente Médio e o Irã. O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, citou que a venda de armas aos sauditas é justificada pela ameça crescente de Teerã na região.

    Para derrubar o veto presidencial são necessários os votos de dois terços dos legisladores das duas casas do Congresso americano, o que é considerado pouco provável. 

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.