Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Trump comemora captura dos 5 líderes do Estado Islâmico

Informações de inteligência do Iraque e dos EUA levaram à captura de quatro iraquianos e um sírio da organização terrorista

Por EFE
Atualizado em 10 Maio 2018, 15h50 - Publicado em 10 Maio 2018, 15h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou nesta quinta-feira a captura de cinco membros da cúpula do Estado Islâmico, entre eles Abu Zeid al Iraqi.  Todos estão na lista dos terroristas “mais procurados”. Dentre eles, A-Iraqi é um principais colaboradores do comandante da organização terrorista, Abu Bakr al Baghdadi, que continua livre e desafiando as agências de inteligência americana.

    “(Os) cinco líderes mais procurados do Estado Islâmico acabam de ser capturados”, escreveu Trump no Twitter, em referência a uma operação coordenada pelas agências de inteligência do Iraque e dos Estados Unidos, que conseguiram prendê-los.

    Entre os capturados estão quatro líderes iraquianos da organização terrorista e um sírio, informou o The New York Times, que citou funcionários iraquianos.

    O resultado da operação de três meses que levou à captura dos terroristas que estavam escondidos na Síria e na Turquia representa uma grande vitória para os corpos de inteligência iraquiano e americano.

    Continua após a publicidade

    Dois funcionários iraquianos explicaram ao NYT, sob condição de anonimato, que seguiram a pista de vários dos detidos durante meses. No começo do ano, eles conseguiram informação de inteligência que os levou à captura dos terroristas.

    Uma unidade iraquiana responsável pelas missões encobertas rastreou um dos detidos, Ismail Alwaan al Ithawi, conhecido como Abu Zeid al Iraqi, em seu deslocamento da Síria para a cidade turca de Sakarya, que fica cerca de 100 quilômetros a leste de Istambul.

    Abu Zeid al Iraqi, um dos principais colaboradores do líder máximo do Estado Islâmico, Abu Bakr al Baghdadi, vivia na Turquia com sua mulher síria sob a identidade de seu irmão. O terrorista, encarregado de realizar transferências bancárias para as contas do Estado Islâmico em diferentes países e homem de confiança de Baghdadi, foi capturado pelas autoridades turcas e entregue ao Iraque.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.