Trump ameaça União Europeia com tarifas se bloco não ampliar importações dos EUA
Bloco precisa ampliar compra de petróleo e gás, segundo presidente eleito americano, para reduzir déficit comercial

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira, 20, que a União Europeia precisa aumentar suas importações de petróleo e gás americanos, ameaçando aumentar impostos sobre exportações do bloco, como carros e maquinários, caso a UE não atenda à exigência.
“Eu disse à União Europeia que eles devem reduzir seu enorme déficit comercial conosco, comprando mais de nossa energia. Caso contrário, tarifas serão aplicadas”, afirmou em publicação na sua rede social, a Truth Social.
Embora a UE já adquira a maior parte do petróleo e gás disponíveis para exportação pelos Estados Unidos, Trump prometeu expandir a produção energética americana para atender a uma demanda ainda maior.
A Comissão Europeia respondeu à declaração, afirmando que está disposta a discutir uma ampliação das relações comerciais com os Estados Unidos, inclusive no setor energético. “Estamos comprometidos em eliminar nossa dependência da energia russa e diversificar nossas fontes de abastecimento”, declarou um porta-voz do bloco, segundo a agência de notícias Reuters.
Atualmente, os Estados Unidos fornecem 47% do gás natural liquefeito e 17% do petróleo consumido pela UE, segundo dados do Eurostat. No entanto, o déficit comercial da UE com os EUA, que atingiu 208,7 bilhões de dólares em 2023, tem sido alvo constante das críticas de Trump, que acusa o bloco de tirar vantagem das políticas comerciais americanas.
Trump, que assumirá a presidência em 20 de janeiro de 2025, já sinalizou que pretende implementar tarifas generalizadas de 10% sobre todas as importações globais, além de impor taxas ainda mais severas sobre produtos vindos de China, México e Canadá. Veículos europeus, como carros alemães e italianos, que atualmente enfrentam uma tarifa de 2,5% ao entrar nos EUA, poderiam ver esse percentual quadruplicar.