A Indian Railways, agência governamental da Índia de propriedade do Ministério das Ferrovias, afirmou nesta segunda-feira, 26, que vai abrir uma investigação após um trem de carga viajar mais de 7o quilômetros sem maquinista. Em um relatório publicado no domingo, a empresa, que opera na quarta maior rede ferroviária do mundo, afirmou que o veículo funcionou sem maquinista a partir do distrito de Kathua e iria até Hoshiarpur. Segunda a ferrovia, ninguém ficou ferido.
BIG BREAKING
Under Narendra Modi advanced technology being put to use creating new breakthrough in Indian railways
😎😂A goods train ran 78 KM without a driver from Kathua in Jammu and Kashmir to Hoshiarpur, Punjab.
Finally it was stopped by installing wooden stoppers. pic.twitter.com/fQmO2E1ynA
— Ravinder Kapur. (@RavinderKapur2) February 25, 2024
As autoridades indianas relataram à agência de notícias Press Trust of India (PTI) que o incidente ocorreu entre 7h e 9h, no horário local. Em vídeos compartilhados nas redes sociais é possível ver o trem de 53 vagões carregando lascas de pedras em uma velocidade de quase 100 km/h. O veículo saiu de Punjab e parou em Kathua para troca de tripulação, quando começou a descer uma encosta nos trilhos da ferrovia após o maquinista descer do vagão. O trem cruzou cinco estações antes de ser parado. Logo após serem alertados sobre o trem em movimento, as autoridades fecharam os cruzamentos ferroviários ao longo de seu trajeto.
“O trem foi parado depois que um funcionário ferroviário colocou blocos de madeira nos trilhos para parar o trem”, disseram autoridades ao PTI.
Os blocos de madeira ajudaram a reduzir a velocidade do trem. Até agora, o motivo exato do trem não ter parado ainda continua em branco e as autoridades trabalham para evitar incidentes parecidos no futuro.