Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Traficante mexicano ‘El Chapo’ é extraditado para os EUA

Joaquín Guzmán enfrenta acusações de tráfico, lavagem de dinheiro e assassinato de sete escritórios da promotoria nos Estados Unidos

Por Da redação
Atualizado em 20 jan 2017, 14h37 - Publicado em 19 jan 2017, 21h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán é escoltado em um helicóptero no aeroporto da Cidade do México após ser recapturado durante uma operação militar em Los Mochis, no estado mexicano de Sinaloa - 08/01/2016
    Narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán é escoltado em um helicóptero no aeroporto da Cidade do México após ser recapturado durante uma operação militar em Los Mochis, no estado mexicano de Sinaloa - 08/01/2016 (Alfredo Estrella/AFP)

    O traficante mexicano Joaquín Guzmán, conhecido como “El Chapo”, foi extraditado para os Estados Unidos nesta quinta-feira, informou o Ministério das Relações Exteriores do México. De acordo com a emissora ABC News, o chefe do cartel de Sinaloa está a caminho do território americano e seu destino exato não foi informado, por questão de segurança.

    A transferência para os Estados Unidos busca garantir que o mexicano cumpra sua pena, porque o país oferece presídios com melhor estrutura. El Chapo já fugiu duas vezes de prisões de segurança máxima do México, o que rendeu a ele o título de traficante de drogas mais procurado do mundo. Na primeira vez, em 2001, permaneceu dez anos foragido. Em 2015, um ano depois de ter sido recapturado, escapou de novo e foi procurado durante seis meses, até ser pego janeiro de 2016.

    O traficante mexicano enfrenta acusações de sete escritórios da promotoria nos Estados Unidos, incluindo Chicago, Nova York, Miami e San Diego. Além do tráfico de drogas, há processos por assassinato e lavagem de dinheiro. Devido a um acordo entre autoridades mexicanas e americanas, El Chapo não enfrentará pena de morte, já que essa não é uma possibilidade no México.

    Guzmán já foi descrito pela revista americana Forbes como um dos homens mais ricos do mundo. Especialistas no controle de drogas dos Estados Unidos estimam que a receita do cartel seja de mais de 3 bilhões de dólares (cerca de 9,5 bilhões de reais) por ano.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.