Uma série de tornados deixou ao menos 21 mortos em seis estados ao sul e centro-oeste dos Estados Unidos na noite da última sexta-feira, 31. Arkansas, Indiana, Alabama, Mississippi, Tennessee e Illinois são os estados com mortes confirmadas. Cerca de 28 milhões de pessoas estão sob alerta de novas tempestades, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês).
Mais de 530 mil pessoas estavam sem energia nas áreas afetadas pela catástrofe até o meio-dia deste sábado, 1°, de acordo com o site PowerOutage.us. O fenômeno também derrubou árvores e destelhou casas por onde passou, deixando outras dezenas de pessoas feridas. “A maioria dos danos foi em casas e áreas residenciais”, disse David Leckner, prefeito de Adamsville, no Tennessee, à imprensa local.
A governadora do Arkansas, Sarah Huckabee Sanders, declarou estado de emergência e mobilizou a Guarda Nacional para reparar os danos e prestar assistência à população. Em Illinois, os tornados fizeram desabar uma parte da fachada de um teatro onde uma banda se apresentava. Mais de 20 ambulâncias se deslocaram até o local, segundo informações do portal Fox 32. Há uma semana, um outro tornado já havia atingido o estado do Mississippi, provocando destruição e 25 mortes.