Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

‘Tornado de fogo’ deixa ao menos 38 pessoas mortas no norte da Argélia

Fenômeno foi ocasionado devido à onda de calor e seca que atinge o país; há locais em que a temperatura chegou a 48ºC

Por Matheus Deccache Atualizado em 18 ago 2022, 14h04 - Publicado em 18 ago 2022, 13h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um tornado de fogo atingiu a região norte da Argélia e deixou pelo menos 38 pessoas mortas nesta quinta-feira, 18. O fenômeno, no qual as chamas formam uma coluna de ar vertical, similar a um tornado, foi causado devido à onda de calor e seca que afetam o país.

    Os incêndios florestais, que ocasionam os tornados de fogo, se tornaram comuns em território argelino à medida que as mudanças climáticas estão transformando grandes áreas em locais com enorme potencial de destruição. 

    De acordo com fontes locais, a maioria das 38 mortes aconteceu na província de El Tarf, próximo à fronteira com a Tunísia, onde a temperatura chegou a 48ºC. Além dos óbitos, outras 200 pessoas sofreram queimaduras ou problemas respiratórios devido à fumaça. 

    “Um tornado de fogo varreu tudo em segundos. A maioria dos que morreram foram cercados enquanto visitavam um parque de vida selvagem”, disse uma testemunha à agência de notícias AFP. 

    Continua após a publicidade

    Em El Kala, as autoridades locais ligaram o sinal de alerta para a possibilidade de novos incêndios à medida que o forte cheiro de fumaça chega pelo ar. Segundo relatos, 12 pessoas morreram queimadas dentro de um ônibus enquanto tentavam escapar do tornado de fogo. 

    Na manhã desta quinta, o primeiro-ministro argelino, Ayman Benabderrahmane, estava visitando a área. À mídia nacional, ele descreveu cenas de pânico na cidade montanhosa de Souk Ahras, onde cerca de 100 mulheres e 17 recém-nascidos precisaram ser retirados às pressas de um hospital que ficava perto de uma floresta. 

    Continua após a publicidade

    Estima-se que pelo menos 350 pessoas precisaram deixar as suas casas por conta dos 39 focos de incêndio que atingem o norte da Argélia. Para o corpo de bombeiros, os fortes ventos que atingem a região podem desencadear novas destruições à medida que não há recurso o suficiente para combatê-las. 

    No ano passado, os incêndios no país africano deixaram 90 pessoas mortas e devastaram mais de 100.000 hectares de florestas e terras agrícolas e evidenciou a falta de preparo do governo para lidar com a situação, que não tinha acesso às aeronaves e outros meios para conter o fogo. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.