Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Theresa May terá 3 dias para apresentar ‘plano B’ para acordo do Brexit

Primeira-ministra antes contava com três semanas para formular alternativa em caso de rejeição do acordo do Brexit pelo Parlamento

Por Da Redação
Atualizado em 9 jan 2019, 16h37 - Publicado em 9 jan 2019, 16h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Theresa May terá até três dias para apresentar aos parlamentares um “plano B” para o Brexit caso sua proposta atual seja recusada pela Câmara dos Comuns na votação da próxima terça-feira, 15. O prazo consta de emenda proposta pelo político conservador Dominic Grieve, aprovada em meio a muita confusão.

    A primeira-ministra antes teria prazo de três semanas para fazer mudanças. Grieve disse esperar que “o governo esteja focando em alternativas, já que está claro há pelo menos três ou quatro meses que o plano da primeira-ministra está em crise”.

    Entre os membros da Câmara dos Comuns, 308 foram a favor da emenda e 297 votaram contra. Em meio às discussões, muitos parlamentares do Partido Conservador, o mesmo de Theresa May, atacaram o presidente da Casa, John Bercow, por ter permitido a aprovação da mudança. Os congressistas estão nesta quarta-feira, 9, no início dos cinco dias de debates que precedem a votação do acordo sobre o Brexit.

    Os parlamentares conservadores argumentaram que, historicamente, tais mudanças de protocolo poderiam ser feitas apenas por ministros. Mas Bercow, que ganhou o apoio do opositor Partido Trabalhista, insistiu que poderia endossar a decisão e que ficaria ao lado dos interesses do Parlamento, e não dos do Executivo.

    Uma emenda anterior de Grieve, aprovada na Câmara dos Comuns antes do Natal, prevê que quaisquer mudanças feitas em uma proposta derrotada podem ser corrigidas por parlamentares. Essa medida dá a eles mais poder para aprovarem alternativas ao acordo sobre o Brexit.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.