Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Suspeito dos atentados de 11 de setembro é preso na Síria

Mohammed Haydar Zammar foi detido e está sendo interrogado por forças curdas; ele é suspeito de ter recrutado terroristas para os ataques

Por Da redação
Atualizado em 19 abr 2018, 21h10 - Publicado em 19 abr 2018, 11h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um suspeito de estar envolvido nos atentados do dia 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, Mohammed Haydar Zammar, foi detido pelas forças curdas na Síria, informou nesta quinta-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos. Zammar possui nacionalidade alemã, mas nasceu na Síria.

    A ONG, que citou fontes da liderança síria curda, explicou que Zammar está sendo investigado em um centro de detenção das forças de segurança curdas “Asayish” na Síria, após ter sido capturado em uma data não divulgada.

    A investigação é realizada por um comitê conjunto da Inteligência das Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada liderada por milícias curdas, e da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

    O Observatório lembrou que Zamman, que nasceu na cidade de Aleppo, na Síria, é acusado pelos Estados Unidos de envolvimento com os atentados de 2001. Acredita-se ele poderia ser o recrutador dos terroristas que realizaram os ataques.

    Um relatório sobre o atentado conduzido na época não foi capaz de concluir se o jihadista sabia do plano final de atacar os Estados Unidos, mas ele teria enviado os sequestrados para um treinamento no Afeganistão. Autoridades alemãs chegaram a investiga-lo por apoio a organização terrorista, mas ele foi solto e deixou o país.

    De acordo coma ONG, o suspeito esteve detido no passado pelas forças governamentais sírias, mas foi libertado em 2013, durante a guerra, em um acordo de troca de prisioneiros entre o governo sírio e grupos rebeldes.

    Além de ser membro da Al-Qaeda, Zammar teria se unido à organização terrorista Estado Islâmico (EI), que proclamou um califado na Síria e o Iraque em junho de 2014.

    (Com EFE)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.