Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Suécia arquiva investigação contra Julian Assange, do Wikileaks

O jornalista de 45 anos está abrigado desde 2012 na Embaixada do Equador em Londres e ainda pode ser preso se deixar o prédio

Por Da redação
Atualizado em 19 Maio 2017, 15h25 - Publicado em 19 Maio 2017, 08h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Julian Assange, fundador do Wikileaks
    Fundador do Wikileaks Julian Assange fala a partir da varanda da embaixada do Equador em Londres, na Inglaterra - 05/02/2016 (Carl Court/Getty Images)

    A Justiça da Suécia anunciou nesta sexta-feira que encerrou a investigação sobre o fundador do Wikileaks, Julian Assange, por acusação de estupro. O jornalista australiano está refugiado há 5 anos na Embaixada do Equador em Londres, para evitar ser extraditado ao país nórdico e, desde ali, aos Estados Unidos, onde pode ser acusado pelos vazamentos de seu site.

    Segundo a procuradoria sueca, não há mais caminhos para se levar a investigação de estupro em frente. O advogado de Assange, Per Samuelson, disse que a decisão é uma “vitória total” para o jornalista.

    O anúncio sueco, porém, não apaga todas as dúvidas sobre o futuro de Assange. A polícia de Londres declarou hoje que é obrigada a prender o jornalista se ele deixar o prédio da embaixada, já que enfrenta acusação por não ter comparecido a uma audiência na corte inglesa, em 29 de junho de 2012. A Inglaterra também tem um acordo de extradição com os americanos, por isso, Assange corre risco de ser entregue ao país.

    O fundador do Wikileaks é responsável pela publicação de milhares de documentos secretos militares e diplomáticos americanos, em um dos maiores vazamentos de informações da história dos Estados Unidos. Assange nega a acusação de estupro, que teria acontecido após uma conferência de seu site em Estocolmo, e defende que o caso tem “motivação política”.

    Continua após a publicidade

    Após o anúncio da Suécia, Assange apenas publicou uma foto antiga sua no Twitter, sem comentários. Já o perfil do Wikileaks informou que a Inglaterra irá prendê-lo e se recusa a confirmar ou negar que recebeu um pedido de extradição americano.

    (Com Reuters e EFE)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.