Alguns passageiros que estavam no voo 1380 da Southwest Airlines que fez um pouso forçado na Philadelphia, Estados Unidos, receberam um cheque de 5.000 dólares (aproximadamente 17.000 reais) e um pedido de desculpas da companhia.
Na terça-feira, o avião fazia uma viagem de Nova York para Dallas quando um motor explodiu, espalhando estilhaços que acertaram uma janela, o que fez com que uma passageira fosse sugada para fora. Jennifer Riordan foi puxada de volta para a aeronave por outros passageiros, mas morreu em um hospital na Philadelphia.
Sete pessoas ficaram feridas no acidente. O voo partiu do aeroporto de LaGuardia, na região metropolitana de Nova York, rumo a Dallas, no Texas, com 143 passageiros a bordo e 5 comissários.
Segundo apurou a CNN, ao menos três passageiros receberam uma carta com “sinceras desculpas” juntamente com o cheque.
“Valorizamos você como nosso cliente e esperamos que você nos permita outra oportunidade para restaurar sua confiança na Southwest como a companhia aérea com a qual você pode contar para suas necessidades de viagem”, dizia a carta para Kamau Siwatu, um passageiro que conversou com a rede americana. “Neste espírito, estamos enviando um cheque no valor de 5.000 dólares para cobrir qualquer uma de suas necessidades financeiras imediatas”, dizia a companhia. A correspondência também informava que os passageiros receberam um voucher de viagem de 1.000 dólares.
Ainda não se sabe a causa do acidente. Na quinta-feira, o Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB, na sigla em inglês) encontrou rachaduras internas em uma das pás do ventilador que resfriava o motor do avião e agora investiga se as rachaduras poderiam ter causado a explosão.
A piloto do voo, Tammie Jo Shults está sendo considerada uma heroína de “nervos de aço” por ter realizado o pouso de emergência. “A piloto voltou para falar com cada um de nós pessoalmente. Essa é uma verdadeira heroína americana”, escreveu Diana McBride Self, que estava no voo, em uma postagem no Facebook. “Um grande obrigada por seu conhecimento, orientação e bravura em uma situação traumática”.