Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Sonia Guajajara promete recorde de participação indígena na COP30, em Belém

Em evento pré-G20, no Rio de Janeiro, ministra disse que conferência climática no território brasileiro é "uma grande expectativa"

Por Paula Freitas Atualizado em 17 nov 2024, 20h52 - Publicado em 17 nov 2024, 18h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, disse neste domingo, 17, que a representação indígena baterá recordes na COP30, marcada para 2025, em Belém. Em evento pré-G20, no Rio de Janeiro, a ministra disse que a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas no território brasileiro é “uma grande expectativa”.

    Guajajara participou de um painel do Global Citizen Now, no Rio de Janeiro, sobre a contagem regressiva para a COP30. A mesa também contou com a participação do governador do Pará, Helder Barbalho; a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros; o embaixador secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, André Corrêa do Lago; e o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Athirson Mazzoli e Oliveira.

    A ministra brincou que esperava-se que o encontro climático, em curso na cidade de Baku, no Azerbaijão, seria envaziado em razão da reunião da cúpula dos líderes do G20, realizada nos dias 18 e 19. Em seguida, explicou que Baku contrariou as expectativas e contou com a presença de 75 mil pessoas, acrescentando: “Imagine Belém”.

    + Governador do Pará dá detalhes sobre como será COP30, em Belém

    Além disso, Guajajara revelou que a participação indígena em Dubai, no ano passado, foi uma das mais representativas — cerca de 300 indígenas participaram do encontro, entre os quais 100 eram brasileiros, informou a ministra. Ela afirmou, ainda, que espera que “esse número seja 50 vezes mais” no Pará.

    Continua após a publicidade

    A ativista, a primeira líder indígena à frente de um ministério, também afirmou que a COP30 será um evento que permitirá que “as decisões sejam concretizadas”. Guajajara também tratou sobre programas de formação indígena, qualificando a população para atuar politicamente.

    A conferência no Brasil permitirá que os povos originários “estejam nas salas de negociações”, de forma a possibilitar que “lideranças auxiliem e subsidiem” causas indígenas, disse a ministra. Ela apelou para que as políticas indigenistas, incluindo a demarcação de terras, sejam “pautas globais”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.