Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Senadores preveem embate duro sobre projeto de imigração nos EUA

Para ser aprovado, o plano de Trump precisa de ao menos 60 votos no Senado, uma contagem considerada difícil, dada a oposição esperada dos democratas

Por Estadão Conteúdo 13 fev 2018, 10h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • McConnel, líder dos republicanos, disse apoiar a proposta lançada por Trump, que prevê a concessão de cidadania para até 1,8 milhões de imigrantes ilegais e endurece regras para novas entradas (Mark Wilson/Getty Images)

    As duas principais lideranças do Senado dos Estados Unidos salientaram nesta segunda à noite que o debate sobre o endurecimento das leis de imigração no país será difícil e que uma solução de compromisso no Congresso terá caminho complicado.

    “Nós nos damos bem, a despeito do que se lê na imprensa”, afirmou o líder da minoria, em uma demonstração de camaradagem ao lado do senador democrata Chuck Schumer, ao lado do líder republicano, Mitch McConnell. Na semana passada, ambos ajudaram o Congresso a aprovar uma emenda orçamentária de 400 bilhões de dólares, evitando assim que o governo federal fechasse as portas.

    “O tempo para declarações vistosas já passou. Os democratas pediram ‘uma rápida solução’ para a questão da imigração, agora é hora de sentar e negociar essa questão”, acrescentou McConnell.

    Continua após a publicidade

    Isto, o republicano acrescentou, significa chegar a um projeto que possa ser aprovado pelas duas casas do Congresso “e que o presidente possa assinar”.

    McConnel disse apoiar a proposta lançada por Trump, que prevê a concessão de cidadania para até 1,8 milhões de “dreamers”, jovens imigrantes que chegaram ilegalmente aos EUA, mas que também endurece as regras para novos imigrantes e elevar o financiamento para a patrulha de fronteiras.

    Para ser aprovado, o plano de Trump precisa de ao menos 60 votos no Senado, uma contagem considerada difícil, dada a oposição esperada dos democratas. “Espero que os democratas não usem isso na campanha”, afirmou o presidente ontem, em uma demonstração de que a negociação não será fácil.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.