Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Satélite da Nasa mostra momento em que Maria passa por Porto Rico

Tempestade foi a pior em mais de oitenta anos

Por Da redação
Atualizado em 20 set 2017, 17h29 - Publicado em 20 set 2017, 14h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O furacão Maria tocou a terra em por Porto Rico na manhã desta quarta-feira com ventos de 240 km/h e causou devastação. Árvores foram arrancadas do chão, cidades ficaram alagadas e casas completamente destruídas na pior tempestade a atingir a ilha em mais de oitenta anos. O exato momento em que o ciclone passa por Porto Rico foi registrado em imagens de satélite pela Nasa.

    O registro da agência espacial americana mostra, além do furacão Maria, que pode ser visto no pé da imagem passando por cima da ilha de Porto Rico, a tempestade tropical José, próxima à costa do Estados Unidos.

    De acordo com o governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, toda a ilha está sem energia elétrica. “É uma devastação total”, disse Carlos Mercader, porta-voz do governador da ilha à CNN. “Porto Rico, em termos de infraestrutura, não será a mesma. Este furação tem uma proporção histórica.”

    Continua após a publicidade

    O ciclone se formou poucos dias depois de a região ter sido vitimada pelo furacão Irma, uma das tempestades mais intensas já registradas no Atlântico e que deixou um rastro de destruição em várias ilhas caribenhas e em Florida Keys, no estado americano da Flórida.

    Raro furacão de categoria 5, a mais alta da escala Saffir-Simpson, Maria foi reduzido para a categoria 4 à medida que se aproximava de Porto Rico. Algumas horas antes, ainda com força total, o furacão Maria castigou St. Croix, nas Ilhas Virgens americanas. Na terça-feira, os ventos catastróficos e inundações litorâneas provocados pelo Maria deixaram oito pessoas mortas nos territórios de Dominica e Guadalupe.

    O Maria é o primeiro furacão de categoria 4 a atingir Porto Rico, onde vivem 3,3 milhões de pessoas, em mais de oitenta anos. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), ele está se movendo a 17 km/h e chegará ao nordeste da República Dominicana entre a noite de hoje e amanhã.

    (com agências internacionais)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.