Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Satélite da Nasa mostra momento em que Maria passa por Porto Rico

Tempestade foi a pior em mais de oitenta anos

Por Da redação
Atualizado em 20 set 2017, 17h29 - Publicado em 20 set 2017, 14h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Furacão Maria
    Furacão Maria (Jose Romero/NOAA/RAMMB/AFP)

    O furacão Maria tocou a terra em por Porto Rico na manhã desta quarta-feira com ventos de 240 km/h e causou devastação. Árvores foram arrancadas do chão, cidades ficaram alagadas e casas completamente destruídas na pior tempestade a atingir a ilha em mais de oitenta anos. O exato momento em que o ciclone passa por Porto Rico foi registrado em imagens de satélite pela Nasa.

    O registro da agência espacial americana mostra, além do furacão Maria, que pode ser visto no pé da imagem passando por cima da ilha de Porto Rico, a tempestade tropical José, próxima à costa do Estados Unidos.

    Continua após a publicidade

    De acordo com o governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, toda a ilha está sem energia elétrica. “É uma devastação total”, disse Carlos Mercader, porta-voz do governador da ilha à CNN. “Porto Rico, em termos de infraestrutura, não será a mesma. Este furação tem uma proporção histórica.”

    O ciclone se formou poucos dias depois de a região ter sido vitimada pelo furacão Irma, uma das tempestades mais intensas já registradas no Atlântico e que deixou um rastro de destruição em várias ilhas caribenhas e em Florida Keys, no estado americano da Flórida.

    Raro furacão de categoria 5, a mais alta da escala Saffir-Simpson, Maria foi reduzido para a categoria 4 à medida que se aproximava de Porto Rico. Algumas horas antes, ainda com força total, o furacão Maria castigou St. Croix, nas Ilhas Virgens americanas. Na terça-feira, os ventos catastróficos e inundações litorâneas provocados pelo Maria deixaram oito pessoas mortas nos territórios de Dominica e Guadalupe.

    O Maria é o primeiro furacão de categoria 4 a atingir Porto Rico, onde vivem 3,3 milhões de pessoas, em mais de oitenta anos. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), ele está se movendo a 17 km/h e chegará ao nordeste da República Dominicana entre a noite de hoje e amanhã.

    (com agências internacionais)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.