Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Rússia ‘nunca fará concessões’ em regiões anexadas, diz Kremlin

Áreas foram descritas por porta-voz como parte de novas 'realidade territoriais', apesar de referendos vistos como ilegais pela comunidade internacional

Por Da Redação 28 fev 2023, 11h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • DONETSK OBLAST, UKRAINE - SEPTEMBER 23: People cast their votes in controversial referendums at a hospital in Donetsk Oblast, Ukraine on September 23, 2022. Voting will run from Friday to Tuesday in Luhansk, Donetsk, Kherson and Zaporizhzhia, with people asked to decide if they want these regions to become part of Russia. (Photo by Stringer/Anadolu Agency via Getty Images)
    Ucranianos votaram em referendos controversos em Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia, para decidir se querem que essas regiões se tornem parte da Rússia - 23/09/2022 (Stringer/Getty Images)

    O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou nesta terça-feira, 28, que a Rússia está aberta a negociações para encerrar o conflito na Ucrânia, mas que o país não vai ceder as regiões recentemente anexadas, que descreveu como novas “realidades territoriais”.

    “Existem certas realidades que já se tornaram um fator interno. Refiro-me aos novos territórios. A constituição da Federação Russa existe e não pode ser ignorada. A Rússia nunca será capaz de se comprometer com isso. Estas são realidades importantes”, disse em uma breve reunião com repórteres. “Com uma situação favorável e a atitude apropriada dos ucranianos, isso pode ser resolvido na mesa de negociações. Mas o principal é atingir nossos objetivos”.

    Em setembro de 2022, o presidente russo, Vladimir Putin, assinou tratados de adesão para quatro regiões da Ucrânia invadida. As regiões de Kherson, Zaporizhzhia, Luhansk e Donetsk foram anexadas oficialmente ao território russo depois de referendos locais.

    Os resultados tiveram suspeitíssimas taxas de aprovação na casa dos 95%, e a comunidade internacional rejeitou a legitimidade das votações. Posteriormente, as regiões foram nomeadas como constituintes da Federação Russa via decreto.

    Continua após a publicidade

    Além das quatro regiões tomadas após a invasão, que completou um ano nessa semana, a Rússia também anexou ilegalmente a península da Crimeia, em 2014.

    + Putin: ‘Não se pode ignorar capacidade nuclear da Otan’

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.