Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Rússia impõe toque de recolher de 24 horas em Kherson, na Ucrânia

Esta é a primeira vez que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, reconhece a preocupante situação de uma região que ele afirma ter anexado

Por Da Redação
4 nov 2022, 16h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Homem está em sua casa destruída na aldeia recentemente retomada de Velyka Oleksandrivka em Kherson, na Ucrânia. 27/10/2022
    Homem em casa destruída na aldeia recentemente retomada de Velyka Oleksandrivka em Kherson, na Ucrânia. 27/10/2022 (Wolfgang Schwan/Anadolu Agency/Getty Images)

    O vice-governador russo da região de Kherson, na Ucrânia, anunciou nesta sexta-feira, 4, que um toque de recolher de 24 horas foi imposto na cidade.

    Kirill Stremousov, em uma mensagem de vídeo postada no Telegram, disse que o toque de recolher era necessário “para defender nossa cidade de Kherson” do que ele chamou de “ataques terroristas”. Ele repetiu pedidos anteriores para que civis deixassem a área, dizendo que colunas de veículos ucranianos foram vistas em áreas da linha de frente e que um ataque era iminente.

    A Rússia declarou que havia anexado a região em setembro, tornando-a a maior cidade ucraniana sob controle de Moscou. Em resposta, as forças ucranianas têm tentado retomar o controle da área.

    Também nesta sexta, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que “ações mais perigosas” estão acontecendo em Kherson, e pediu que as pessoas deixassem a cidade. Esta é a primeira vez que o Kremlin reconhece uma ameaça a um território que afirma ter anexado. 

    “Aqueles que vivem em Kherson devem ser removidos da zona das ações mais perigosas, porque a população civil não deve sofrer”, disse Putin ao comemorar o Dia da Unidade Nacional da Rússia, em programa da televisão estatal RIA. 

    Continua após a publicidade

    + Rússia anuncia maior retirada de civis de área ocupada na Ucrânia

    A região de Kherson é estrategicamente crucial, pois é passagem tanto para o acesso terrestre quanto grande parte do abastecimento de água à Crimeia, que a Rússia anexou em 2014. Moscou controla a região desde o começo da invasão da Ucrânia, em fevereiro, e declarou que havia anexado a região em setembro, tornando-a a maior cidade ucraniana sob controle russo. 

    No entanto, as forças ucranianas têm seguido uma contra-ofensiva desde agosto, expulsando o exército russo de grande parte do norte da região em setembro. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.