Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Rússia anuncia ‘eleições’ em quatro territórios ocupados da Ucrânia

Regiões de Luhansk, Donetsk, Zaporizhzhia e Kherson foram ocupadas há um ano e absorvidas, unilateralmente, pelo Kremlin após referendos 'ilegais'

Por Da Redação
15 jun 2023, 12h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Russian President Vladimir Putin attends a meeting with Cuban Prime Minister at the Kremlin in Moscow on June 14, 2023. (Photo by Mikhail Metzel / SPUTNIK / AFP)
    O presidente russo, Vladimir Putin, participa de uma reunião com o primeiro-ministro cubano no Kremlin, em Moscou. 14/06/2023 - (Mikhail Metzel/AFP)

    A Comissão Eleitoral da Rússia anunciou nesta quinta-feira, 14, que realizará “eleições” locais em quatro territórios ucranianos ocupados um ano antes. Marcadas para 10 de setembro, as votações devem eleger assembleias regionais e conselhos municipais nas regiões leste de Luhansk, Donetsk, e sul de Zaporizhzhia e Kherson.

    Segundo a agência estatal de notícias russa Tass, a chefe eleitoral russa, Ella Pamfilova, disse que agora há condições para realizar os pleitos, previstos desde o ano passado, quando o Kremlin anunciou que as áreas ocupadas passariam a fazer parte da Federação Russa. O anúncio ocorre no início da contraofensiva ucraniana, que tem como objetivo retomar o controle sobre essas áreas.

    Em setembro do ano passado, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que faria referendos nas quatro regiões, para que a população decidisse sobre sua anexação – procedimento semelhante ao adotado na Crimeia, península ucraniana anexada pela Rússia em 2014. Classificados como “ilegais” pela comunidade internacional, os plebiscitos resultaram em suspeitíssimos 85% dos votos a favor.

    Nenhuma das quatro regiões está sob controle total do Kremlin, mas, contando com a Crimeia, os russos comandam hoje cerca de 17% do país vizinho.

    Para Putin, não só essas regiões, mas toda a Ucrânia, são historicamente parte da Rússia. O chefe do Kremlin demanda que esses territórios sejam cedidos por Kiev para que haja um cessar-fogo na guerra, enquanto os ucranianos, rejeitam voltar à mesa de negociações a menos que Moscou se retire totalmente das áreas ocupadas – incluindo a Crimeia.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.