Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Reconstrução de casas destruídas em Gaza pode levar 80 anos, diz ONU

Cerca de 80 mil casas foram destruídas por bombardeios israelenses desde outubro do ano passado

Por Da Redação
Atualizado em 8 Maio 2024, 14h05 - Publicado em 2 Maio 2024, 11h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A reconstrução das casas bombardeadas na Faixa de Gaza durante a guerra entre Israel e o grupo militante palestino Hamas pode levar 80 anos se seguir o ritmo de conflitos anteriores, de acordo com um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quinta-feira, 2.

    Cerca de 80 mil casas foram destruídas no território palestino desde o início da guerra, em outubro do ano passado, segundos dados palestinos. Os bombardeios israelenses causaram bilhões de dólares em danos e deixaram dezenas de milhares de mortos, feridos e deslocados.

    “Cada dia de guerra tem custos enormes e crescentes para os habitantes de Gaza e para todos os palestinianos”, afirmou o administrador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Achim Steiner.

    Os destroços de construções residenciais etsão presentes em toda a Faixa de Gaza e um funcionário da ONU, ouvido pela agência de notícias Reuters, se referiu ao local como “paisagem lunar” de destruição.

    No entanto, a possibilidade de uma reconstrução mais rápida também foi apresentada pelo relatório do PNUD. Em um cenário mais otimista, levando em consideração uma entrega de materiais de construção cinco vezes mais rápida do que a da última crise em 2021, a reparação dos danos poderia ser concluída até 2040.

    Impactos socioeconômicos

    Além dos danos materiais, o PNUD também divulgou projeções relacionadas aos impactos socioeconômicos da guerra. Segundo o relatório, grande parte da classe média palestina deve se encontrar abaixo dos níveis da pobreza caso a guerra dure nove meses.

    Continua após a publicidade

    Nesse cenário, a pobreza no território palestino deve chegar a 60,7% até julho, o que representa um aumento de 21,9% em relação ao ano passado.

    “Níveis sem precedentes de perdas humanas, destruição de capital e o aumento acentuado da pobreza em um período tão curto de tempo precipitarão uma séria crise de desenvolvimento que coloca em risco o futuro das gerações vindouras”, concluiu Steiner.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.