Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Quem é o príncipe alemão acusado de planejar golpe para derrubar o governo

Heinrich XIII de Reuss, descendente de uma antiga família aristocrática, foi detido por liderar grupo de conspiradores contra o governo da Alemanha

Por Da Redação
8 dez 2022, 15h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Boris Roessler/picture alliance via Getty Images)
    Polícia alemã detém Heinrich XIII Prinz Reuss após revistar uma casa em Frankfurt, como parte de batidas nacionais contra membros de um "grupo terrorista" de extrema-direita suspeito de planejar um ataque contra parlamento. 07/12/2022   (Boris Roessler/picture alliance/Getty Images)

    O príncipe Heinrich XIII de Reuss, descendente de uma família nobre de 700 anos, que já reinou um pequeno estado no leste da Alemanha, foi acusado na quarta-feira 7 de ser um dos líderes de um grupo que conspirava para derrubar o governo alemão.  

    O suspeito trabalha como corretor de alto nível e tem um site profissional chamado Heinrich XIII Prinz Reuss, que oferece “coordenação de interesses comerciais”. Ele foi preso em Frankfurt, cidade localizada na região central do país, onde tem um apartamento e escritórios em uma bairro luxuoso.

    Em janeiro de 2019, Henrinch emitiu opiniões claramente antissemitas quando deu uma palestra no WorldWebForum em Zurique, na Suíça, intitulada “Experimente a ascensão e queda da elite de sangue azul”.

    + O perigoso crescimento da extrema direita na Alemanha

    No discurso de 15 minutos, ele protestou contra a família Rothschild e afirmou que a Primeira Guerra Mundial foi imposta ao kaiser alemão por interesses financeiros internacionais e que a Alemanha democrática moderna era apenas uma ilusão.

    Continua após a publicidade

    Uma cidadã russa identificada como Vitalia B., que, segundo os meios de comunicação alemães, era a parceira do príncipe, e um homem identificado como Norbert G. também foram presos perto da casa ancestral do príncipe. Os policiais também invadiram o castelo  de Heinrich, onde os conspiradores ocasionalmente se encontravam. Segundo relatos da mídia alemã, o príncipe financiou algumas das atividades do grupo.

    Depois que o Heinrich se reuniu publicamente com um prefeito local que era conhecido por ser simpático ao movimento Reichsbürger, um grupo de extrema direita que nega a legitimidade do Estado alemão moderno, sua família se distanciou dele, diz a emissora pública alemã MDR. O prefeito foi afastado do cargo após agredir um jornalista. 

    + Em onda de ataques de extrema direita, Alemanha aumenta segurança

    + Crimes cometidos pela extrema direita batem recorde na Alemanha

    “Receio que ele agora seja um teórico da conspiração, um velho confuso”, disse outro Heinrich, o XIV, que fala pela Casa de Reuss, à emissora alemã. Além disso, afirmou que o parente já havia rompido todos os laços com o família há mais de uma década. 

    A Casa de Reuss reinou até 1918 em um principado em torno de Gera, na atual Turíngia, que foi incorporado ao Império Alemão. No entanto, na Alemanha moderna, os herdeiros não têm posição legal especial e seus títulos não têm peso formal, mas às vezes ainda são usados como partes de seus nomes.

    Na Alemanha, as autoridades só apresentam ao público as iniciais dos sobrenomes dos suspeitos, devido a lei de privacidade do país. No entanto, o nome e fotos reveladas de “Heinrich XIII P. R.” deixaram sua identidade clara.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.