Autoridades da Bélgica comunicaram nesta sexta-feira, 22, que uma mulher morreu e duas pessoas ficaram feridas devido à queda de uma grande árvore de Natal na cidade de Oudenaarde. O acidente ocorreu, ao que tudo indica, devido a uma tempestade que também atingiu o Reino Unido e a Holanda.
Imagens de câmeras de segurança divulgadas pela mídia belga, e circulam nesta sexta-feira nas redes sociais, mostram um pinheiro de 20 metros de altura, decorado com luzes de Natal, inclinando-se lentamente e desabando em uma praça ao lado de um mercado, na noite da quinta-feira 21.
Kerstboom valt omver in Oudenaarde. Er valt 1 dodelijk slachtoffer. Een klimaatdode. ☝️ Vroeger waaide het niet. pic.twitter.com/9RRdB1V97r
— Koen Godderis (@koengodderis) December 22, 2023
Investigação
Um porta-voz do promotor da província de Oost-Vlaanderen disse que a vítima era uma mulher de 63 anos, moradora de Oudenaarde. Duas mulheres da mesma cidade ficaram levemente feridas no incidente.
“A investigação se concentrará em saber se a árvore foi devidamente protegida e também analisará o impacto do clima”, disse ele.
Já houve problemas com a estabilidade da árvore de Natal, que estava torta e teve de ser consertada pelas autoridades, segundo a mídia local, mas autoridades descartaram um problema com a fiscalização das autoridades.
+ Atirador deixa 2 mortos em Bruxelas e governo eleva alerta de terrorismo
“A árvore estava firme. Mas, inesperadamente, surgiu uma chuva muito forte e uma rajada de vento com força 6”, afirmou o prefeito de Oudenaarde, Marnic De Meulemeester, à emissora belga VRT News, referindo-se a rajadas que ultrapassam os 40 km/h. “Como resultado, a árvore foi derrubada perto de um mercado de Natal onde muitas pessoas estavam presentes.”
Ele acrescentou que a prefeitura decidiu fechar completamente o mercado de Natal e a vila de inverno “por respeito à família” da vítima.
Tempestade
A tempestade Pia, responsável por obstruções de vias no Reino Unido e na Holanda na quinta-feira, também atingiu o oeste da Bélgica, onde o serviço meteorológico emitiu um alerta de código amarelo para as zonas costeiras – que pede “cautela” da população a respeito de eventos climáticos.
+ Universidade na Bélgica lança curso para analisar músicas de Taylor Swift
A tempestade também causou uma morte na Holanda. A organização de saúde ZoZijn afirmou que uma mulher ficou ferida na quinta-feira devido à queda de uma árvore, mas morreu devido aos seus ferimentos nesta sexta-feira.