Ex-secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton deu uma leve provocada no presidente russo, Vladimir Putin, na terça-feira, 26. Em tom irônico, quando comentava sobre a ampliação da Otan, a principal aliança militar ocidental, sintetizou: “Que pena, Vladimir. Você mesmo causou isso”.
Retornando ao Departamento de Estado para a inauguração de seu retrato oficial, ela elogiou o presidente Joe Biden por continuar muitas das prioridades da administração de Barack Obama, na qual ela era a principal diplomata americana. Ela descreveu o que considerou prioridades comuns de Biden e Obama, como “expandir a Otan, enfrentar a agressão russa e gerir os desafios apresentados pela China”.
“Sempre dissemos: ‘as pessoas não são forçadas a aderir à Otan. As pessoas escolhem e querem aderir à Otan'”, disse a ex-secretária de Estado.
+ Rússia diz que EUA e Reino Unido estão por trás de ataque a gasodutos
Clinton também criticou o ex-presidente Donald Trump, que a derrotou nas eleições de 2016. Ela sugeriu que devido ao legado de Trump pode ter havido dúvidas sobre a capacidade americana em reunir apoio para a Ucrânia resistir à invasão iniciada pela Rússia em 2022.
+ Coreia do Norte expulsará soldado americano que entrou ilegalmente no país