Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Quatro homenagens controversas feitas por líderes nacionais

Em retribuição ao apoio dado a Richard Nixon, o cantor Elvis Presley recebeu do então presidente americano um distintivo da agência de combate às drogas

Por Da Redação Atualizado em 4 jun 2024, 15h49 - Publicado em 21 jun 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • – De Netanyahu para Trump
    No domingo 16, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu divulgou que um novo assentamento nas Colinas de Golã terá o nome do presidente dos Estados Unidos. A homenagem a Donald Trump se dá porque o americano reconheceu a soberania de Israel sobre o território ocupado pelo país na Guerra dos Seis Dias, em 1967. Há um consenso internacional de que a região pertence à conflagrada Síria. Apesar da placa gigante que se vê na foto acima, ainda não existe orçamento ou planejamento para o assentamento.

    – De Maduro para Dudamel
    Maestro celebrado no circuito internacional, o venezuelano Gustavo Dudamel acostumou-se ao papel de garoto-propaganda de Hugo Chávez e de seu sucessor, Nicolás Maduro. Em 2013, Maduro declarou que o governo bancaria um centro musical projetado pelo arquiteto Frank Gehry — e que se chamaria La Sala Dudamel. O projeto não saiu do chão, seja porque a Venezuela entrou em colapso, seja porque Dudamel tardiamente rompeu com a ditadura, em 2017.

    – De Nixon para Elvis
    Na contramão do rock de protesto, Elvis Presley foi à Casa Branca prestar apoio a Richard Nixon, em 1970. Entregou ao presidente uma carta em que denunciava as drogas e a lavagem cerebral comunista. Ganhou de presente um distintivo da agência de combate às drogas — fajuto, claro, mas que Elvis imaginava ser real.

    – De Jânio para Che Guevara
    Pode ter sido a atitude mais inusitada nos sete meses de mandato de Jânio Quadros: em agosto de 1961, dias antes de renunciar, o presidente anticomunista condecorou o guerrilheiro (sanguinário) Che Guevara, então ministro (inepto) da Indústria de Cuba, com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta distinção do Brasil para estrangeiros.

    Publicado em VEJA de 26 de junho de 2019, edição nº 2640

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.