Putin ganha cachorro em reunião com líder do Turcomenistão
Presidente russo foi presenteado com filhote de Alabai, raça listada como patrimônio nacional turcomano
Por Da redação
Atualizado em 11 out 2017, 15h00 - Publicado em 11 out 2017, 11h54
Um encontro nesta quarta-feira entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e seu par turcomano foi marcado por um momento curioso. Antes de iniciar as conversas, Kurbanguly Berdymukhamedov, líder do Turcomenistão, presenteou o colega russo com um cachorro da raça Abai, uma variedade regional do pastor da Ásia Central.
“Nós temos um amigo em comum”, declarou Kurbanguly ao apresentar o filhote, que foi tirado de uma gaiola portátil para depois ser colocado nos braços de Putin. O presidente russo, que comemorou 65 anos no dia 7 de outubro, escolheu um nome para o cachorro no mesmo momento – Verny, palavra em russo que significa ‘fiel’ – e, diante das câmeras, deu um beijo no novo mascote durante o compromisso presidencial em Sochi, resort russo localizado no Mar Negro.
O Alabai é listado como parte do patrimônio nacional do Turcomenistão. Contudo, o cachorro saiu de cena na hora das conversas entre Putin e seu par turcomeno sobre uma possível retomada do comércio de gás natural entre os países. A Rússia suspendeu as importações do combustível no ano passado devido a uma disputa de preço com a o país vizinho, integrante da antiga União Soviética, que detém a quarta maior reserva de gás natural do mundo.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.