Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Proibição de álcool na Olimpíada de Paris não se aplica a vips, só ‘povão’

Os organizadores do evento não solicitaram uma isenção para a lei que impede a venda de álcool nos estádios franceses

Por Da Redação
Atualizado em 27 jun 2023, 16h40 - Publicado em 27 jun 2023, 15h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • This photograph shows the entrance of the headquarters of the Paris 2024 Olympics (Cojo) headquarters as Police raided just over a year out from the opening ceremony of the quadrennial sporting showpiece, in Saint-Denis, northern Paris, on June 20, 2023. (Photo by JULIEN DE ROSA / AFP)
    Entrada da sede das Olimpíadas de Paris 2024 enquanto a polícia fazia uma batida policial pouco mais de um ano antes da cerimônia de abertura da mostra esportiva quadrienal, em Saint-Denis, norte de Paris. 20/06/2023 - (Julien de Rosa/AFP)

    Enquanto os torcedores comuns vão ter que se contentar com refrigerantes e água na Olimpíada de Paris, na França, os vips terão acesso a bebidas alcoólicas no evento. De acordo com comunicado de um porta-voz de Paris 2024, emitido nesta terça-feira, 27, os organizadores decidiram não solicitar uma isenção da lei francesa que proíbe a venda de álcool em estádios.

    A lei de Evin entrou em vigor em 1991 e estipula que a venda de álcool ao público em geral é proibida dentro dos estádios na França. Porém, a legislação permite a isenção de dez eventos por organizador por município em um ano.

    “Paris 2024 vai organizar mais de 700 sessões de competição em 15 dias de torneio”, disse o porta-voz. Para ele, a solicitação da isenção exigiria uma mudança na lei para um evento do tamanho da Olimpíada.

    + O espetáculo e o escândalo: bastidores dos Jogos Olímpicos de Paris

    No entanto, torcedores que forem assistir aos Jogos nos reservados espaços vips vão poder consumir bebidas alcoólicas sem preocupação.

    Continua após a publicidade

    “É a aplicação estrita da lei francesa, que permite que os serviços de bufê que fornecem álcool operem em áreas de hospitalidade. Eles são regidos por uma lei separada sobre bufê”, concluiu o porta-voz.

    O álcool também foi banido dos estádios na Olimpíada de Tóquio, mas os eventos acabaram sendo realizados sem espectadores devido à pandemia de Covid-19. No entanto, cerveja e vinho regaram os Jogos de 2012, em Londres, e 2016, no Rio de Janeiro.

    Já para a Copa do Mundo de Rúgbi deste ano, que também acontece na França, os organizadores negociaram uma isenção para o torneio, que será realizado em setembro e outubro. Boa notícia para o presidente francês, Emmanuel Macron, que gosta de tomar uma gelada com os jogadores da modalidade.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.