Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Programa nuclear norte-coreano pode acabar em 1 ano, diz assessor de Trump

Em entrevista a canal de TV, John Bolton afirmou que desnuclearização do país pode acontecer 'muito rapidamente' se houver cooperação

Por Reuters 1 jul 2018, 15h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O assessor de segurança nacional dos Estados Unidos, John Bolton, disse neste domingo, 1, acreditar que a maior parte dos programas nucleares, químicos e biológicos da Coreia do Norte pode ser desmantelada em um ano.

    Bolton declarou ao programa Face the Nation, do canal de TV CBS, que o governo americano criou um programa para desmantelar, dentro desse prazo, as armas de destruição em massa e os programas de mísseis balísticos norte-coreanos.

    “Se eles tiverem a decisão estratégica já feita para isso e cooperarem, podemos nos mover muito rapidamente”, disse Bolton. “Fisicamente, seríamos capazes de desmantelar a esmagadora maioria dos seus programas dentro de um ano”, completou.

    Segundo John Bolton, o secretário de Estado, Mike Pompeo, provavelmente discutirá essa proposta com o regime de Pyongyang em breve. Segundo o jornal Financial Times, Pompeo deve visitar a Coreia do Norte nesta semana.

    Continua após a publicidade

    Em entrevista ao canal Fox News, veiculada também neste domingo, o presidente americano, Donald Trump, reiterou sua convicção de que o líder norte-coreano, Kim Jong Un, deseja chegar a um acordo nuclear com os EUA. “Acredito que são muito sérios em relação a isso”, disse o republicano. “Acredito que querem fazer isso, temos uma química muito boa”, acrescentou.

    Na recente cúpula entre Donald Trump e Kim Jong-un, em Singapura, o norte-coreano concordou em “trabalhar para a desnuclearização da Península Coreana”, mas a declaração conjunta assinada por ambos não deu detalhes sobre como ou quando Pyongyang poderia entregar suas armas nucleares.

    No dia seguinte à reunião, o governo americano divulgou que espera alcançar um “grande desarmamento” da Coreia do Norte dentro do atual mandato de Trump, que termina em 20 de janeiro de 2021.

    Continua após a publicidade

    Na entrevista à CBS, Bolton afirmou que os EUA estavam entrando em negociações nucleares conscientes das falhas do regime norte-coreano em cumprir promessas no passado. “Nós sabemos exatamente quais são os riscos – eles usam as negociações para prolongar o tempo que têm para continuar seus programas de armas nucleares, químicas e biológicas e mísseis balísticos”, disse.

    “Não há nenhuma ingenuidade no grupo que trabalha nisso”, afirmou. “Estamos bem conscientes do que os norte-coreanos fizeram no passado”, ressaltou.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.