Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Presidente do Chile diz que Prosul será órgão ‘sem ideologias’

Novo foro vai substituir a Unasul, considerada 'herança' de ex-líderes regionais da esquerda, como Lula e Hugo Chávez

Por Da Redação
Atualizado em 22 mar 2019, 15h25 - Publicado em 22 mar 2019, 14h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com a presença do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e de outros governantes de direita da América Latina, o líder do Chile, Sebastián Piñera, afirmou que o Prosul, novo órgão de integração regional criado nesta sexta-feira, será um lugar de discussões “sem ideologias e burocracias” e um “fórum de diálogo franco e direto”.

    “Queremos criar um foro de diálogo, de encontro, de coordenação e de colaboração, que favoreça a integração e desenvolvimento dos nossos povos”, disse Piñera, que deixou clara a abertura do novo mecanismo a todos os países latino-americanos.

    O Prosul surge para substituir a atual União Sul-americana de Nações (Unasul), idealizada pelos então presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, da Venezuela, Hugo Chávez, e da Argentina, Nestor Kichner, há dez anos. A Unasul, que envolve projetos de integração de infraestrutura e de energia da região, está com seus trabalhos suspensa há dois anos.

    Jair Bolsonaro
    Jair Bolsonaro durante a Primeira Sessão do Diálogo para Coordenação e Colaboração na América do Sul em Santiago, Chile – 22/03/2019 (Marcos Corrêa/PR)

    A mudança reflete a nova tendência política da América Latina de fortalecimento de governos à direita, que enxergam na Unasul uma “herança” dos antigos líderes de esquerda. O encontro desta sexta-feira em Santiago reúne os países que estão alinhados a esse novo espírito – além de Chile e do Brasil, estão presentes no Palácio de La Moneda os governantes de Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru.

    Continua após a publicidade

    Em uma transmissão ao vivo no Facebook, na noite de quinta-feira 21, Bolsonaro afirmou que o objetivo do Prosul é “botar um ponto final” na Unasul, que, segundo ele, serve como “nome fantasia” do Foro de São Paulo. O foro foi um grupo criado na década de 90 por partidos progressistas da América Latina e já havia sido mencionado pelo líder brasileiro durante seu encontro com o americano Donald Trump, no início da semana.

    Essa é a primeira viagem internacional do presidente Jair Bolsonaro para participar de um órgão regional. Antes, ele compareceu ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, e foi aos Estados Unidos para reuniões bilaterais com o governo Trump.

    Para Sebastián Piñera, o Prosul deve ter “um compromisso claro com os princípios de liberdade, democracia e respeito aos direitos humanos”. O chileno avaliou o novo fórum como “necessário e urgente”.

    Continua após a publicidade

    Apesar das presenças de peso, a reunião para a criação da entidade também é marcada por ausências relevantes, contrárias à tendência do bloco. À esquerda, os presidentes do México, Andrés Manuel López Obrador, do Uruguai, o socialista Tabaré Vázquez, e da Bolívia, Evo Morales, recusaram os convites. O venezuelano Nicolás Maduro não foi convidado.

    (Com EFE)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.