Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Presidente da Agência de Exportações acusa Ernesto Araújo de deslealdade

Estatuto da Apex foi alterado pelo ministério das Relações Exteriores com medidas para enfraquecer o poder da Presidência

Por Da Redação Atualizado em 9 abr 2019, 09h46 - Publicado em 9 abr 2019, 02h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mário Vilalva (esq), presidente da Apex, Jair Bolsonaro (centro), presidente da República e Ernesto Araújo(dir), ministro das Relações Exteriores - 10/01/2019 (//Divulgação)

    Presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), o diplomata Mario Vilalva declarou ter sofrido um “golpe” de Ernesto Araújo e acusou o ministro das Relações Exteriores de deslealdade. Nesta segunda-feira 8, Vilalva reagiu à informação de que Araújo alterou o estatuto da Apex por decreto, tirando atribuições da Presidência da entidade e as repassando a dois de seus aliados no órgão: a diretora de Negócios, Letícia Catelani, e o diretor de Gestão Corporativa, Márcio Coimbra.

    “(Eu recebi) com muita surpresa e muita decepção (a mudança de estatuto). Eu não esperava isso de um colega (Araújo) ao qual eu fui leal o tempo todo”, afirmou Vilalva em entrevista para a Folha de S. Paulo.

    “O mais grave foi o fato de que as mudanças foram feitas sem o presidente da Apex saber e que elas foram escondidas em documento guardado em cartório, o que demonstra jogada ardilosa e de má-fé”, completou o diplomata. Ao jornal O Estado de S. Paulo, ele classificou a ação de Araújo como um “golpe”.

    Pelo decreto de Araújo, protocolado à revelia de Vilalva, o estatuto da Apex é alterado em diversos pontos, enfraquecendo o poder do presidente e fortalecendo os diretores Letícia Catelani e Márcio Coimbra. As alterações impedem, por exemplo, que a Presidência demita os diretores e permite que Catelani e Coimbra convoquem reuniões para “impossibilitar” o presidente.

    Veiculada ao ministério das Relações Exteriores, a Apex promove produtos e serviços brasileiros no exterior e atrai investimentos estrangeiros. Vilalva substituiu Alex Carneiro, presidente da entidade que foi demitido em janeiro por inexperiência na área e falhas consideradas graves no currículo, como não falar inglês – necessidade básica ao cargo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.