Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Posse: Duque envia vice e presidentes de Paraguai e Chile viajarão juntos

Segundo o Itamaraty, comparecerão à cerimônia 11 chefes de Estado, 3 vices, 11 chanceleres, 18 enviados especiais e 3 diretores de organismos internacionais

Por Da Redação
Atualizado em 31 dez 2018, 16h56 - Publicado em 31 dez 2018, 15h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A vice-presidente da Colômbia, Marta Lucía Ramírez, representará o líder do país Iván Duque na cerimônia de posse de Jair Bolsonaro como novo presidente do Brasil, informou nesta segunda-feira, 31, seu escritório.

    Ramírez viajará no dia 1 de janeiro a Brasília e está previsto que chegue à Base Aérea dessa cidade por volta de meio-dia para em seguida se deslocar até o Congresso Nacional, onde acontecerá a cerimônia de posse.

    Enquanto isso, Duque permanecerá em Cartagena de Indias onde em 2 de janeiro receberá a visita do secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, com quem tratará assuntos como a luta contra o narcotráfico, a aplicação do acordo de paz, o comércio e a resposta à crise da Venezuela.

    Viagem conjunta

    Já os presidentes do Paraguai, Mario Abdo Benítez, e do Chile, Sebastián Piñera, realizarão nesta terça-feira 1 um encontro bilateral no avião que levará ambos de Assunção à posse de Bolsonaro em Brasília, .

    Piñera será quem fará uma escala em Assunção no seu avião presidencial para recolher Abdo Benítez antes de partir à capital federal brasileira.

    Segundo o Ministério de Relações Exteriores paraguaio, essa reunião bilateral, em um trajeto de duas horas de duração, será a primeira oficial de ambos governantes desde que chegaram ao poder este ano. Os temas que serão abordados não foram especificados.

    Continua após a publicidade

    Os líderes internacionais na posse

    Segundo o Itamaraty, comparecerão à cerimônia de posse de Bolsonaro 11 chefes de Estado e Governo, 3 vices-presidente, 11 chanceleres, 18 enviados especiais e três diretores de organismos internacionais.

    A expectativa do governo é de que, no total, 60 delegações estrangeiras participem do evento. A lista de convidados para a cerimônia é de 140 pessoas.

    Além de Ramírez, Piñera e Benítez, estarão presentes o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu; os presidentes da Bolívia, Evo Morales; Honduras, Juan Orlando Hernández; Peru, Martín Vizcarra, e Uruguai, Tabaré Vázquez.

    Mike Pompeo representará os Estados Unidos. O futuro ministro de Relações Exteriores brasileiro, Ernesto Araújo, deve se encontrar com o secretário de Estado em uma reunião bilateral, ainda sem data marcada, de acordo com o Itamaraty.

    Continua após a publicidade

    Conforme adiantou a embaixada dos Estados Unidos, comporão a pauta temas comuns aos dois países, como a situação política da Venezuela, Nicarágua e Cuba.

    Também desembarcam na capital federal o primeiro-ministro conservador da Hungria, Viktor Orbán, e o vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular (Parlamento chinês), Ji Bingxuan, representante da China.

    Segundo o Itamaraty, as demais autoridades não serão nominalmente citadas por questões de segurança.

    A Argentina, parceiro comercial mais próximo do Brasil na região, será representada por seu chanceler, Jorge Faurie. Envolvido em uma crise política e econômica, o presidente do país vizinho, Mauricio Macri, preferiu não deixar Buenos Aires.

    Continua após a publicidade

    Os presidentes de Venezuela, Cuba e Nicarágua foram barrados da cerimônia pelo novo governo. Em uma situação pouco convencional para a diplomacia brasileira, o venezuelano Nicolás Maduro e o cubano Miguel Díaz-Canel foram desconvidados para o evento pelo Itamaraty, a pedido de Bolsonaro.

    Mesmo com as ausências, chefes de Estado latino-americanos compõem a maioria dos líderes que confirmaram presença na cerimônia de posse.

    Em 2014, 12 chefes de Estado compareceram à posse de Dilma Rousseff, entre eles os líderes da Guiné Equatorial, Uruguai, Bolívia, Países Baixos, Paraguai, Venezuela, Chile, Costa Rica, Suécia, Marrocos, Gana e Guiné-Bissau.

    (Com EFE e Agência Brasil)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.