Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Pompeo condena ataque contra ‘um dos pilares da democracia’

O secretário de Estado americano lamentou o duplo atentando que vitimou 36 pessoas no Afeganistão, incluindo dez jornalistas

Por Da redação
Atualizado em 30 abr 2018, 22h44 - Publicado em 30 abr 2018, 22h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mike Pompeo
    O atual chefe da diplomacia americana, Mike Pompeo (Saul Loeb/AFP)

    O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, condenou o duplo atentado suicida que deixou 36 mortos, incluindo dez jornalistas, em Cabul, capital do Afeganistão, nesta segunda-feira. Em comunicado publicado pelo Departamento de Estado americano, Pompeo classificou o ataque, reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), como “sem sentido e bárbaro”.

    “A imprensa independente é um dos pilares da democracia. Apesar do ataque de hoje, o panorama midiático vibrante que se desenvolveu no Afeganistão perdurará, em grande parte devido aos jornalistas e profissionais que morreram tragicamente, mas cujo trabalho corajoso e firme ajudou a estabelecer as bases para a mídia independente próspera e resiliente”, disse o secretário. “O compromisso da comunidade internacional com o povo afegão e uma paz duradoura no Afeganistão não serão abalados por esses ataques.”

    Duas explosões seguidas atingiram Cabul nesta segunda-feira. A primeira mirou a sede do serviço de Inteligência e das forças de segurança afegãs e a segunda, os jornalistas que seguiram para o local para registrar o ocorrido.

    Continua após a publicidade

    Entre os jornalistas mortos está Shah Marai, diretor do departamento de fotografia do escritório da agência AFP em Cabul, que foi para o local da primeira explosão e morreu 30 minutos após o ataque inicial.

    Um repórter da rede britânica BBC, Ahmad Shah, também foi morto a tiros em um episódio separado, na província de Khost, próxima à fronteira com o Paquistão.

    “Os Estados Unidos, juntamente com nossos parceiros afegãos e internacionais, estão comprometidos a derrotar o Estado Islâmico no Afeganistão”, disse Pompeo no comunicado. “Estamos do lado do povo, da mídia independente e do governo do Afeganistão. Continuamos comprometidos em apoiar os esforços do povo afegão para alcançar a paz, a segurança e a democracia em seu país.”

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.