Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Passagem de Rafah entre Egito e Gaza será reaberta, diz secretário dos EUA

Declaração de Antony Blinken ocorreu após encontro com presidente egípcio. Saída também deve ser usada por grupo de brasileiros

Por Da Redação
15 out 2023, 15h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken
    O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, após reunião com o presidente egípcio, Abdel Fattah el-Sisi - 15/10/2023 (JACQUELYN MARTIN / POOL/AFP)

    O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, disse neste domingo, 15, após reunião com o presidente egípcio, Abdel Fattah el-Sisi, no Cairo, que a passagem de Rafah entre a Faixa de Gaza e o Egito será reaberta, sem especificar quando isso deve acontecer. A fronteira é a única saída por terra da região dominada pelo Hamas e que tem sido alvo de ataques de Israel.

    “Nós implementamos, o Egito implementou muito apoio material para as pessoas em Gaza, e Rafah será reaberta”, disse Blinken a repórteres no Cairo. O norte-americano faz um giro pela região do Oriente Médio desde o início do conflito e já visitou até o momento a Jordânia, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos e o Egito desde o início do conflito.

    “Estamos agora muito ativamente envolvidos com os países da região, com as Nações Unidas e com Israel, para garantir, da melhor forma possível, que as pessoas possam sair do perigo e que a assistência de que necessitam, os alimentos, a água e os medicamentos possam entrar”, acrescentou Blinken.

    A cidade de Rafah, localizada entre o sul da Faixa de Gaza e o Egito, é a única saída por terra fora das fronteiras com Israel e, por isso, tem concentrado milhares de palestinos e estrangeiros, inclusive brasileiros, desde o alerta de Israel para que o norte de Gaza fosse evacuado.

    Neste domingo, os Estados Unidos acusaram o Hamas de travar o acordo para que a fronteira seja aberta para estrangeiros. Até o momento, a guerra, que começou após o ataque do grupo terrorista no sábado retrasado, 7, já deixou ao menos 3.850 mortos, sendo 2.450 em terras palestinas e 1.400 em Israel.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.