Os cidadãos do Paraguai vão às urnas neste domingo (22) para escolher o próximo presidente do país. Apenas dois favoritos devem determinar o resultado do pleito: Marito Abdo Benítez e Efraín Alegre.
Marito, 46, é um empresário conservador e nacionalista, representa o Partido Colorado, do atual presidente, Horacio Cartes. O empresário nunca foi o nome favorito do partido –Cartes queria tentar a reeleição, não permitida pelo sistema eleitoral paraguaio, e não conseguiu aprovar proposta de emenda constitucional que alterasse a regra. Marito, surgiu como aposta da legenda e agora lidera a maioria das pesquisas eleitorais, com cerca de 54% das intenções de voto — uma distância confortável em relação a seu principal oponente.
Efraín Alegre é o candidato de centro pelo Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA). As pesquisas mostram que Alegre possui entre 28% e 31% das intenções de voto –analistas escutados pela imprensa paraguaia indicam que estes números podem subir até domingo.
Os outros oito candidatos que disputam a presidência não chegam a somar 2,5% dos votos projetados. Cerca de 10% dos paraguaios diziam não haver decidido em quem votariam ou pretendiam votar nulo até as últimas pesquisas divulgadas.
Conheça todos os candidatos que concorrem à liderança do Paraguai nas eleições deste domingo.