Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Para Kim Darroch, Trump saiu de nuclear com Irã para contrariar Obama

A afirmação do ex-embaixador britânico, feita em um relatório confidencial vazado, resultou na demissão do diplomata

Por AFP Atualizado em 14 jul 2019, 12h25 - Publicado em 14 jul 2019, 12h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Para o ex-embaixador britânico nos Estados Unidos Kim Darroch, o presidente Donald Trump saiu do acordo nuclear iraniano porque o pacto estava associado ao seu antecessor, Barack Obama, segundo documentos diplomáticos publicados pela imprensa.

    “O governo está apostando em um ato de vandalismo diplomático, aparentemente por razões ideológicas e de personalidade – foi o acordo de Obama”, escreveu Kim Darroch em um telegrama diplomático em maio de 2018.

    Este documento é parte de uma segunda série de relatórios confidenciais vazados e publicados pelo jornal Mail on Sunday. A primeira resultou na demissão de Kim Darroch na quarta-feira.

    Em maio de 2018, Boris Johnson, então ministro das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, foi a Washington para tentar persuadir o presidente americano a não tirar os Estados Unidos do acordo nuclear iraniano assinado em 2015.

    Em um telegrama enviado posteriormente, Kim Darroch notou as divisões na equipe de Donald Trump sobre a decisão e criticou a falta de uma estratégia de longo prazo da Casa Branca.

    “Eles não são capazes de formular nenhuma estratégia para o ‘dia seguinte’; e os contatos com o Departamento de Estado esta manhã não sugerem nenhum tipo de plano para estender a mão aos parceiros e aliados, seja na Europa ou na região”, escreveu o embaixador.

    Continua após a publicidade

    Ele também relatou que o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, “distanciou-se sutilmente ao falar sobre a ‘decisão do presidente'” durante suas conversas com Boris Johnson.

    De acordo com Kim Darroch, Mike Pompeo sugeriu que ele tentou, sem sucesso, “vender” um texto revisado para Donald Trump, relatou o Mail on Sunday.

    Concluído em 2015 entre Irã, Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido, França e Alemanha, o pacto permitiu o levantamento de parte das sanções contra Teerã em troca do compromisso iraniano de não adquirir armas nucleares. Em 8 de maio de 2018, Donald Trump anunciou a retirada dos Estados Unidos deste acordo.

    O vazamento de memorandos diplomáticos desfavoráveis em relação ao presidente dos Estados Unidos na semana passada provocou uma tempestade entre o Reino Unido e seu aliado.

    Continua após a publicidade

    Em telegramas publicados na imprensa no último sábado, Kim Darroch considerou a Casa Branca “inepta”, Donald Trump “estúpido pretensioso” com quem ele não teria contato. O embaixador anunciou sua renúncia na quarta-feira, dizendo que era “impossível” fazer o seu trabalho.

    O governo britânico ordenou investigações sobre a fonte dos vazamentos e a polícia abriu uma investigação sobre uma possível violação da lei de segredos oficiais.

    Essas investigações identificaram a fonte do vazamento, segundo revelou o Sunday Times neste domingo: o suspeito seria um funcionário britânico com acesso aos arquivos do ministério das Relações Exteriores.

    A polícia britânica foi acusada, por sua vez, de ameaçar a liberdade de imprensa, depois de emitir uma advertência contra os meios de comunicação que publicassem documentos confidenciais.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.