Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Palácio de Buckingham responde às acusações de Harry e Meghan

Em comunicado, Coroa diz que alegações levantadas pelo casal em entrevista a Oprah são preocupantes, 'principalmente as sobre raça'

Por Amanda Péchy Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 9 mar 2021, 16h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quase dois dias depois que uma bombástica entrevista do príncipe Harry e sua esposa, Meghan Markle, foi ao ar, o Palácio de Buckingham finalmente quebrou o silêncio. Nesta terça-feira, 9, uma declaração em nome da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, afirmou que as questões levantadas são preocupantes e entristecedoras, “particularmente as de raça”.

    “Toda a família está triste ao saber o quão desafiadores os últimos anos têm sido para Harry e Meghan. As questões levantadas, principalmente de raça, são preocupantes. Embora algumas lembranças possam variar, elas serão levadas muito a sério e tratadas pela família em particular. Harry, Meghan e Archie sempre serão membros da família muito queridos”, diz o comunicado.

    A entrevista conduzida pela apresentadora americana Oprah Winfrey foi transmitida pela emissora CBS News nos Estados Unidos no domingo 7. O Palácio de Buckingham não foi avisado com antecedência sobre os conteúdos da conversa.

    Harry e Meghan concordaram com a entrevista para compartilhar “sua verdade”. Apesar de simpático a ambos, o comunicado da monarca dá a entender que pode haver outras verdades à solta.

    As alegações do casal real, particularmente sobre questões raciais e de saúde mental, levaram a pedidos de investigação pelo palácio, mas a declaração da rainha indica que o caminho a seguir será afastado dos holofotes – como a família real costuma operar.

    Continua após a publicidade

    Uma das acusações mais polêmicas foi que um membro da família real havia expressado preocupação sobre a cor da pele do filho do casal, Archie, antes que ele nascesse. Segundo Oprah, que faturou 40 milhões de reais com o furo, Harry teria dito que não era a rainha ou o príncipe Philip.

    Meghan, filha de mãe negra e pai branco, foi a primeira mestiça a compor o time sênior da realeza britânica. A duquesa de Sussex sugeriu que o fato de Archie ser mestiço foi pretexto para que ele não tivesse título de príncipe, e a subconsequente proteção de agentes de segurança que acompanha o título.

    Durante a entrevista, a duquesa também disse que “não queria mais estar viva” e que havia pensado em suicídio por conta do assédio da mídia e da vida no palácio. Ela disse que pediu ajuda da “instituição”, que lhe foi negada.

    Continua após a publicidade

    Enquanto isso, Harry criticou seu pai, dizendo que se sentiu “decepcionado” por Charles e acusando-o de não atender seus telefonemas. Durante uma visita a um centro de vacinação nesta terça-feira, um jornalista perguntou ao herdeiro do trono britânico o que ele tinha achado da entrevista. Ele apenas riu e continuou andando sem fazer nenhum comentário.

    A entrevista do casal dividiu opiniões entre a população britânica. De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto YouGov, 36% afirmaram estar ao lado da monarquia, enquanto 22% declaram opinião mais favorável a Harry e Meghan. O apoio ao casal é maior entre os jovens de 18 a 24 anos — 48% disseram estar a seu lado —, enquanto apenas 9% dos britânicos com mais de 65 anos lhes são favoráveis. Entre os mais velhos, 55% estão ao lado da família real.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.