Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Paes diz que Macron já ‘virou carioca’ e que presidente ‘se apaixonou’ por cidade

Prefeito aproveitou último dia da cúpula dos líderes do G20, na capital fluminense, para gravar vídeo bem-humorado com líder francês

Por Paula Freitas 19 nov 2024, 19h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse nesta terça-feira, 19, que o presidente da França, Emmanuel Macron, “virou carioca”. Paes aproveitou o último dia da cúpula dos líderes do G20, na capital fluminense, para gravar um vídeo bem-humorado com o líder francês, que nos últimos dias correu pela Zona Sul, tirou fotos no calçadão e se divertiu em Copacabana.

    “Eu ‘tô’ aqui com o presidente Macron. O cara virou carioca, se apaixonou pelo Rio, foi ‘pra’ Copacabana, correu em Ipanema. Então, obrigado, presidente Macron. Muito obrigado pelos dias no Rio, as pessoas amaram vê-lo pela cidade”, disse Paes ao presidente francês, pedindo para que ele mandasse um recado para os cariocas.

    Macron logo atendeu ao pedido e destacou que ele e sua esposa, Brigitte, ficaram “muito felizes de estar no Rio” e que foi uma experiência “formidável”. Ele elogiou Paes e “seu incrível projeto” para a cidade”. Aos cariocas, ele pediu desculpas por qualquer transtorno causado pela reunião do G20 — com o evento, o Rio de Janeiro adotou um esquema especial de trânsito, que incluiu restrições no Aterro do Flamengo e o fechamento da Avenida Atlântica, em Copacabana.

    “Quero dizer aos cariocas que espero que não tenhamos atrapalhado a vida de vocês durante esses dias da cúpula do G20. Quero agradecer a calorosa recepção dada a mim, minha esposa e todos os líderes”, concluiu Macron.

    Ao lado do marido, a primeira-dama da França mandou beijos para a câmera. Questionada por Paes se havia gostado da visita ao Cristo Redentor, Brigitte definiu a ida como “incrível” e citou que conheceu também o Pão de Açúcar e Copacabana. Ela disse que foram “encontros magníficos” e agradeceu “por esses dias encantadores”, brincando: “eu quero ficar!”.

    Continua após a publicidade
    View this post on Instagram

    A post shared by Eduardo Paes (@eduardopaes)

    + Como Haddad foi parar em jantar com Macron, novo rei da diplomacia do charme

    Jantar com Haddad

    Na véspera, Macron convidou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para um pequeno jantar, na Casa Firjan, em Botafogo. Apenas 20 pessoas haviam sido chamadas para o evento, realizado após um coquetel no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Foi então que Haddad pegou uma carona no carro presidencial junto com o próprio Macron e seus assessores mais próximos.

    Continua após a publicidade

    Durante o trajeto de 15 minutos, e depois no jantar, os dois conversaram muito, segundo relatos feitos a VEJA. O brasileiro entende totalmente o francês, embora hesite em responder na mesma língua. Isso porque, na juventude, ele foi fazer um mestrado no Canadá, onde se fala inglês e francês.

    Nesta terça-feira, o ministro da Fazenda postou uma foto do encontro, com a legenda: “Ótima conversa com o presidente francês, Emmanuel Macron, sobre a integração dos blocos sul-americano e europeu”, uma referência ao acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul, negociado há mais de 20 anos, que hoje luta para sair do papel em especial devido à relutância da França.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.