Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

ONU: Número de mortos na Ucrânia “supera em milhares” o documentado

Missão de Monitoramento de Direitos Humanos na Ucrânia está revisando estimativas, citando Mariupol como 'grande buraco negro'

Por Da Redação
10 Maio 2022, 08h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O número oficial de mortos na guerra da Ucrânia, de acordo com as Nações Unidas, é de 3.381 ao longo de quase 11 semanas de conflito, , bem como 3.680 feridos. No entanto, Matilda Bogner, chefe da Missão de Monitoramento de Direitos Humanos da organização, afirmou nesta terça-feira, 10, que o verdadeiro número supera a estimativa “em milhares”.

    A equipe das Nações Unidas, que inclui 55 monitores na Ucrânia, disse que a maioria das mortes ocorreu pelo uso de armas explosivas com uma ampla área de impacto, como mísseis e ataques aéreos.

    “Estamos trabalhando em estimativas, mas tudo o que posso dizer por enquanto é que o número real [de mortos] supera em milhares o número divulgado atualmente”, disse Bogner, em entrevista coletiva em Genebra.

    “O grande buraco negro é realmente Mariupol, que tem sido de difícil acesso para obtermos informações totalmente corroboradas”, acrescentou, referindo-se à cidade portuária no sudeste da Ucrânia, onde ocorreram os combates mais pesados ​​da guerra.

    Moscou nega atacar civis e chama sua invasão, iniciada em 24 de fevereiro, de uma “operação militar especial” para desarmar a Ucrânia e livrá-la do que chama de nacionalistas anti-russos fomentados pelo Ocidente. A Ucrânia e o Ocidente dizem que este é um falso pretexto para travar uma guerra não provocada.

    Continua após a publicidade

    Bogner disse que sua equipe também está investigando o que ele descreveu como “alegações críveis” de tortura, maus-tratos e execuções por forças ucranianas contra as forças invasoras russas e grupos armados afiliados.

    “Embora a escala de acusações seja significativamente maior contra as forças russas, também estamos documentando violações das forças ucranianas”, disse ela.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.