Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Equipe médica e dez caminhões com ajuda humanitária entram em Gaza

De acordo com um funcionário da fronteira palestina, veículos carregados com alimentos, remédios e água passaram a fronteira de Rafah

Por Da Redação
Atualizado em 27 out 2023, 07h11 - Publicado em 27 out 2023, 06h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Dez caminhões com ajuda humanitária, além de uma equipe com dez médicos, cruzaram a fronteira da Faixa de Gaza pela passagem de Rafah nesta sexta-feira, 27, informou um funcionário da fronteira palestina à agência de notícias Reuters.

    “Na manhã desta sexta-feira, entrou uma delegação médica composta por 10 médicos estrangeiros, além de 10 caminhões que entram na Faixa de Gaza pela passagem terrestre de Rafah, transportando água, alimentos e remédios, elevando o número total de caminhões desde o início da guerra para apenas 84 caminhões”, disse ele.

    Expectativa era de oito veículos

    Anteriormente, a expectativa das Nações Unidas era que oito caminhões com ajuda cruzassem a fronteira, conforme informou a jornalistas uma funcionária do órgão.

    “Chegamos a aproximadamente 74 caminhões [autorizados a cruzar a fronteira]. Esperamos mais oito ou mais hoje”, afirmou Lynn Hastings, coordenadora humanitária da ONU para o Território Palestino Ocupado, a repórteres em Genebra por meio de videoconferência de Jerusalém.

    Continua após a publicidade

    Segundo a funcionária, negociações estão sendo feitas com Israel para garantir mais travessias humanitárias na cidade de Rafah. A região tem sido altamente bombardeada por forças israelenses desde o dia 7 de outubro, quando o Hamas realizou ataques surpresa a Tel Aviv.

    “Além das questões técnicas e de segurança, há também questões políticas. E há uma certa pressão sobre o governo de Israel em termos de sua política interna”, ponderou.

    Hastings ressaltou que ainda não há acordo para envio de combustível a Gaza, o que coloca em risco as operações humanitárias na região. “Precisamos que as linhas elétricas sejam reconectadas e ouvi o governo de Israel dizer que não farão isso”, disse.

    “Precisamos colocar os caminhões de combustível [em Rafah], precisamos fazer com que o combustível para a usina a gás volte a funcionar. E precisamos fazer isso de uma forma segura que ofereça garantias a Israel que não será desviado”, acrescentou.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.