Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

ONU diz que há evidências de que a Rússia está roubando grãos da Ucrânia

Ação pode causar impactos devastadores para muitos países, uma vez que a Ucrânia é uma das maiores exportadoras de trigo do mundo

Por Da Redação Atualizado em 11 Maio 2022, 21h41 - Publicado em 6 Maio 2022, 19h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As Nações Unidas disseram nesta sexta-feira, 6, que há evidências de que a Rússia está saqueando estoques de grãos da Ucrânia e destruindo instalações de armazenamento dos alimentos. A situação agrava ainda mais a situação de fome e o sofrimento no país por causa da guerra.

    “Os grãos estão sendo roubados pela Rússia e transportados em caminhões para a Rússia e o mesmo vale para implementos agrícolas”, disse Josef Schmidhuber, um alto funcionário da ONU para Agricultura e Alimentação, a repórteres.

    Ele afirmou que 700.000 toneladas de grãos foram levados, com base em evidências anedóticas e relatórios de mídias sociais, que não podem ser consideradas provas concretas.

    “Acho que há um pouco de credibilidade nas imagens”, disse nas mídias sociais. “Há um pouco de evidência de apoio para a ideia de que está sendo transportada”.

    A Ucrânia é uma das maiores exportadoras de trigo do mundo. Estima-se que com a invasão no país, cerca de 35% da colheita do grão deve cair, em comparação com 2021.

    Continua após a publicidade

    O governo ucraniano já decidiu proibir as exportações de grãos e muitos outros produtos alimentícios, em um esforço para preservar seu próprio suprimento de alimentos. O transporte também é difícil, uma vez que a Rússia bloqueou a costa do Mar Negro do país. Em março, os preços globais do trigo aumentaram cerca de 20%.

    Taras Vysotsky, o primeiro vice-ministro da política agrária da Ucrânia, disse esta semana que cerca de 100.000 toneladas de grãos foram exportados de cada um dos quatro principais territórios ocupados pelas forças russas: Zaporizhzhia, Donetsk, Luhansk e Kherson.

    “Pode haver uma escassez física de alimentos para os ucranianos nessas áreas e há uma ameaça de fome”, disse o ministro.

    Continua após a publicidade

    As autoridades ucranianas afirmam que o roubo dos grãos pode ter graves consequências devastadoras não só para a Ucrânia, mas também para todo o mundo, principalmente as nações pobres.

    O Programa Mundial de Alimentos da ONU alertou no mês passado que a perda das exportações de grãos da Ucrânia em um momento em que 45 milhões de pessoas em 38 países estavam enfrentando fome extrema poderia desencadear uma “tempestade perfeita” de fome, migração em massa e instabilidade política.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.