Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

O novo foguete que devolve Europa ao espaço e desafia SpaceX de Elon Musk

Foguete Ariane 6 chega para substituir seu antecessor, Ariane 5, que foi aposentado no ano passado e deixou os europeus de mãos atadas para novas viagens

Por Da Redação
9 jul 2024, 15h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O lançamento de um novo foguete da Agência Espacial Europeia (ESA, em inglês) nesta terça-feira, 9, pode devolver à Europa a capacidade de ir ao espaço sem depender de outras empresas. Com 56 metros de comprimento, o foguete Ariane 6 chega para substituir seu antecessor, Ariane 5, que foi aposentado no ano passado e deixou os europeus de mãos atadas para novas viagens ao cosmos.

    A decolagem ocorrerá em Kourou, no Centro Espacial da Guiana Francesa. A localização é próxima à linha do Equador, o que proporcionaria um impulso extra e aumentaria a potência para a aeronave, segundo a ESA. A inauguração estava prevista para as 15h (horário de Brasília), mas foi postergada para as 16h após a detecção de um “pequeno problema” durante uma verificação de rotina, informou o portal da agência.

    A palavra “atraso” parece fazer parte da história do Ariane 6, que deveria ter sido lançado ainda em 2020. Sem ele, a agência foi obrigada a usar um Falcon 9, da concorrente SpaceX, para estrear o telescópio espacial Euclid no ano passado. Em maio, teve que repetir a operação para lançar o satélite EarthCARE, que “transporta quatro instrumentos para observações de nuvens e aerossóis”, de acordo com a ESA.

    Com a guerra na Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022, a ESA perdeu acesso aos foguetes russos Soyuz, um dos responsáveis por levar satélites europeus ao espaço. A situação foi agravada no ano passado, com o fim das operações com o Ariane 5, em atividade há 25 anos — ao todo, realizou 117 lançamentos e teve apenas cinco falhas, entre 1996 e 2023. De lá para cá, a agência perdeu os meios para chegar ao espaço.

    Continua após a publicidade

    “Como a segunda maior economia do mundo, a Europa deve assegurar seu acesso ao espaço de forma segura e autônoma, para não depender das capacidades e prioridades de outras nações”, disse a ESA em comunicado. “Com o lançamento do Ariane 6, a Europa não está apenas mandando um foguete para o céu, nós estamos afirmando nosso lugar entre as nações do mundo exploradoras do espaço.”

    Sobre Ariane 6

    O foguete terá duas versões: Ariane 62, com dois propulsores para “viagens institucionais”, e Ariane 64, com quatro para o “mercado comercial”, informou a Arianespace, empresa francesa que operará o novo lançamento da ESA. Para a decolagem desta terça-feira, ele contará com dois foguetes auxiliares, também chamados de boosters.

    Espera-se que o modelo reduza em 40% os custos da ESA em relação aos voos da Ariane 5, que custavam cerca de US$ 175 milhões, e entre na competição contra a SpaceX, empresa do magnata Elon Musk. O lançamento será dividido em três fases: “do solo à órbita”, “reignição do estágio superior e implantação do satélite” e “demonstrações tecnológicas, desorbitação e separação de cápsulas”. O evento será transmitido ao vivo pela ESAWebTV, no YouTube.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.