Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Nova Zelândia apresenta 50 acusações de homicídio para julgar massacre

O australiano Brenton Tarrant é acusado pela morte de 50 pessoas em mesquitas na cidade de Christchurch

Por Da Redação 4 abr 2019, 03h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Brenton Tarrant, acusado de assassinato, fazendo um sinal para a câmera durante sua aparição no Tribunal Distrital de Christchurch na Nova Zelândia - 16/03/2019 (Mark Mitchell/New Zealand Herald/Pool/Reuters)

    A polícia da Nova Zelândia confirmou, nesta quinta-feira 4, que apresentou 50 acusações de homicídio e 39 de tentativa de homicídio contra o australiano Brenton Tarrant, autor do atentado terrorista em duas mesquitas da cidade de Christchurch.

    As autoridades indicaram, em comunicado divulgado nas redes sociais, que consideram a possibilidade de apresentar outras acusações relacionadas à agressão armada em recintos religiosos. Existe a previsão que Tarrant, preso desde o dia do massacre, ocorrido em 15 de março, compareça amanhã ao Tribunal Superior de Christchurch.

    Na audiência do dia seguinte ao ataque, Tarrant rejeitou seu advogado e disse que planeja se defender sozinho das acusações contra ele.

    O agressor, de 28 anos, permanece lúcido e sem qualquer tipo de arrependimento, indicou na época o advogado Richard Peters – indicado na época para defender Tarrant -, que disse que o acusado não parecia ser mentalmente instável, além de expressar sua ideologia extremista.

    Segundo o advogado, Tarrant procura utilizar o processo como alto-falante da sua ideologia.

    Naquele dia, 50 pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas no ataque indiscriminado contra os fiéis muçulmanos que estavam nas mesquitas antes da tradicional oração do meio-dia.

    Continua após a publicidade

    Após o massacre, a Nova Zelândia procura alterar a lei de armas para proibir a posse de armas militares semiautomáticas e fuzis de assalto, como as utilizadas para cometer o massacre.

    Na Nova Zelândia, cerca de 250 mil pessoas possuem licenças padrões de categoria A para porte de armas, que permite aos maiores de 16 anos possuírem e utilizarem rifles e escopetas, após testes policiais.

    Brenton Tarrant possuía esta licença desde 2017 e desde então comprou cinco armas, incluindo duas semiautomáticas, que na maior parte foram adquiridas pelo site da loja de armas neozelandesa Gun City.

    Continua após a publicidade

    (Com EFE)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.