Nova York vai retomar a vacinação contra a Covid-19 e as aulas presenciais nas escolas na quarta-feira, suspensas devido a uma gigantesca nevasca que continuava a atingir o nordeste dos Estados Unidos nesta terça-feira, 2, e já deixou mais de 17 centímetros de neve na cidade.
“Esperem impactos de grandes a extremos em toda a região da Pensilvânia ao Maine, incluindo nas áreas metropolitanas de Filadélfia, Nova York e Boston”, afirmou o Serviço Nacional Meteorológico (NWS, na sigla em inglês) em um comunicado.
No tradicional Central Park, a queda de neve foi de 43,7 centímetros às 7h locais, a 16ª maior já registrada na história de acordo com registros iniciados em 1869.
Depois de parar pela manhã, a neve voltou a cair ao meio-dia desta terça-feira, e os meteorologistas estimam que Nova York ainda possa acumular cinco centímetros adicionais de neve.
O estado de emergência na cidade terminou nesta terça às 6h locais, e os trens voltaram a circular pela maior cidade americana. Os restaurantes, por sua vez, só serão reabertos ao público na quarta-feira, mas apenas para refeições em mesas montadas ao ar livre, medida de combate à Covid-19.
Após dois dias de suspensão da vacinação contra o vírus, o prefeito Bill de Blasio disse que as consultas serão remarcadas e o atraso será recuperado “muito rapidamente”.
VIDEO: Snow blankets Times Square as New York braces for possibly one of its heaviest ever snowfalls.
New York declares a "state of emergency" restricting non-essential travel, moving all children back to remote learning and rescheduling long-awaited vaccine shots pic.twitter.com/aBZDHyX0OU
— AFP News Agency (@AFP) February 2, 2021
Ao contrário das tempestades anteriores, o número de vítimas foi limitado. Um homem foi encontrado morto em um parque em Newark, Nova Jersey, e uma mulher com Alzheimer morreu por conta do frio em Allentown, Pensilvânia, após deixar sua casa.
“Estamos muito melhor preparados para nevascas do que antes. Agora temos a nevasca do século duas vezes por ano, então temos mais equipamentos, mais funcionários, mais sofisticação”, disse o governador de Nova York, Andrew Cuomo.
Apesar da preparação, boa parte dos transportes sofreram impactos. Os três aeroportos de Nova York e região metropolitana cancelaram a maioria dos voos, segundo o site Flight Aware. Mais de 1.600 voos foram cancelados em todo o país, principalmente em Boston, Nova York, Washington DC e Filadélfia.
A tempestade está agora se dirigindo para o norte da Nova Inglaterra, observou o NWS. No Maine já começou a nevar e cerca de 38 centímetros de neve são esperados.
Com AFP