Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Nova variante é “motivo para preocupação, mas não pânico”, diz Biden

Presidente americano afirmou que "cedo ou tarde" casos serão registrados nos EUA e incentivou mais uma vez a vacinação

Por Julia Braun Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 29 nov 2021, 15h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta segunda-feira, 29, que a variante Ômicron é “motivo para preocupação, mas não pânico”. Em uma coletiva de imprensa sobre a nova cepa do coronavírus, o líder afirmou ainda que “cedo ou tarde” casos da variante serão registrados nos EUA e apelou mais uma vez para que os americanos se vacinem contra a doença.

    “No dia em que a variante foi identificada pela OMS, tomei passos importantes para restringir as viagens do sul da África. Sabemos, porém, que por mais que as restrições possam diminuir a disseminação do vírus, elas não podem evitar que elas cheguem aqui”, afirmou, alegando que os bloqueios aos voos do sul do continente deu tempo para que o país pensasse em ações. “Mais cedo ou mais tarde veremos casos da variante aqui nos Estados Unidos”, disse.

    “Eu sei que vocês estão cansados de me ouvir falando isso, mas a melhor proteção contra essa nova variante ou contra qualquer outra variante é se vacinar completamente e tomar a dose de reforço também”, disse. No país, apenas 59% da população está vacinada com duas doses e 11% com a dose de reforço. Pelo menos 19% dos americanos já afirmaram não ter a intenção de tomar o imunizante contra a Covid-19.

    Biden lembrou ainda que algumas semanas serão necessárias até que os pesquisadores descubram a efetividade da vacina contra a nova variante, mas tentou manter a tranquilidade da população. “Ela é uma causa de preocupação, não de pânico. Temos as melhores vacinas, medicamentos e cientistas do mundo e estamos aprendendo mais a cada dia”, disse.

    A variante detectada pela primeira vez na África do Sul. Vários países anunciaram nesta segunda-feira, 29, o fechamento de fronteiras à medida que os casos se propagam pelo mundo.

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que os riscos globais proporcionados pela nova cepa são “muito elevados” e pediu todos os governos para acelerarem a vacinação contra a Covid-19 e reforçarem as medidas de vigilância para possíveis surtos.

    O último relatório técnico da organização, publicado nesta segunda-feira, diz que o risco de transmissão é “elevado” dada a velocidade com a qual a variante desenvolve novas mutações potencialmente mais resistentes à vacina e mais contagiosas, o que torna necessário intensificar as estratégias de prevenção.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.